OPINIÃO

Fontes em Off - 22/11/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agenda 21 (I)
Em assembleia geral ordinária realizada nesta quinta-feira, 21, na Sala Futura Meio Ambiente, as entidades que compõe a Agenda 21 de Passo Fundo discutiram as metas e ações do município para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e apresentaram as propostas de ações para 2014. Semear a cultura de mais respeito ao pedestre, da preservação ambiental, do cuidado com o patrimônio público, educação para a sustentabilidade e qualidade de vida, mobilidade e acessibilidade, consumo responsável e a economia local dinâmica e sustentável foram alguns dos apontamentos que definiram a ideia de que para realizar todas essas ações é preciso amar mais Passo Fundo.

Agenda 21 (II)
Discutir o que é prioridade, sem a influência de partidos políticos, sob a ótica de executar ações que possam melhorar a vida da população é um dos papeis da Agenda 21 Local. Segundo Ademar Marques da secretaria executiva da Agenda 21 de Passo Fundo, este instrumento de planejamento de políticas públicas não é contrária à nenhuma gestão e sim existe, para auxiliá-las. “Nossos principais desafios consistem no planejamento voltado para a ação compartilhada, na construção de propostas pactuadas, voltadas para a elaboração de uma visão de futuro entre os diferentes atores envolvidos. Buscamos a condução de um processo contínuo e sustentável e a descentralização e controle social e incorporação de uma visão multidisciplinar em todas as etapas de um processo que tenha como objetivo a melhoria social”, destacou Ademar.

Agenda 21 (III)
O representante da secretaria da Agenda 21 apontou ainda que Passo Fundo pode ser uma das cidades destaque no que se refere ao desenvolvimento sustentável no país. “A proposta que temos ao discutirmos como conscientizar a população e como melhorar a aplicabilidade de políticas públicas é o caminho para que nos tornemos uma das cidades mais sustentáveis de nosso país. Temos as motivações e as estratégias, mas a principal ferramenta para que isso aconteça está nas atitudes da população. São as ações do nosso cotidiano e o amor que temos em nossa cidade que podem transformar o local onde vivemos em um espaço de respeito ao meio ambiente e de melhoria do convívio social”, salientou.

Arquivo
Por 10 votos a 1, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu arquivar a ação penal em que o deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), conhecido como Tiririca, era acusado de omitir bens na relação apresentada à Justiça Eleitoral, em 2010, além de usar declaração falsa de que sabia ler e escrever. O plenário do Supremo julgou uma apelação do Ministério Público Eleitoral de São Paulo (MPE-SP) contra a absolvição de Tiririca. Em 2010, o juiz Aloísio Silveira, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, absolveu o deputado das acusações, por entender que bastava o conhecimento rudimentar da leitura e da escrita para que Tiririca não fosse considerado analfabeto.

Programa
O Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento. A medida foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. O programa de intercâmbio é voltado para estudantes negros, indígenas e com deficiência do ensino superior e já está em vigor. De acordo com a publicação o objetivo do programa é proporcionar a formação e a capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou que portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior.

Consumo I
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu 3,9% em novembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Todos os sete indicadores que compõem o ICF tiveram queda na comparação anual. Os maiores recuos foram observados no quesito momento para duráveis (-9%) e compra a prazo (-8,1%). A opinião sobre o emprego atual foi a que menos recuou (-0,9%).

Consumo II
Já na comparação mensal, de novembro com relação a outubro, houve aumento no ICF, de 1,7%. Segundo a CNC, esse aumento foi reflexo da perda de fôlego temporária da inflação até o fim de outubro, aliado à manutenção dos ganhos reais. Na análise da queda registrada na comparação anual, a CNC apontou como os principais motivos da diminuição na intenção de consumo a maior dificuldade de aquisição de crédito, um maior patamar da taxa de câmbio e o menor crescimento da massa real dos salários.

Homenagem
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores encaminhou Requerimento para a realização de Sessão Solene para homenagear os 50 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo. A sugestão é para que a homenagem ocorra no dia 1º de setembro de 2014, às 19h. A CDL integra entre as suas finalidades, a promoção e a aproximação entre dirigentes e empresas lojistas, visando estreitar o companheirismo e a colaboração recíproca.

Gostou? Compartilhe