Hoje é dia de Cantata

Cantata Natalina convida a juventude a fazer a vida acontecer

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pelo sétimo ano consecutivo, as janelas dos Colégios Notre Dame Passo Fundo serão abertas para cantar e celebrar o Natal. É a Cantata Natalina, que com cânticos, coreografias, poesias e encenações evangelizará milhares de espectadores, a partir deste sábado (23). Com demais apresentações marcadas para as noites 07 e 14 de dezembro, em Passo Fundo, e 30 de novembro, em Carazinho, em frente ao Colégio Notre Dame Aparecida, a edição de 2013 do maior evento natalino da região norte do Rio Grande do Sul convidará os jovens a serem atores de uma nova realidade.

O tema “Juventude” foi inspirado pelo Ano Internacional da Juventude e pela realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. A escolha por ele, segundo a coordenadora do evento, Ir. Maria Pin, integra o espetáculo regional à mobilização evangelizadora jovem e envolve os estudantes da Rede de Educação Notre Dame no espírito cristão. Além disso, ele objetiva transmitir uma mensagem otimista de que uma nova realidade é possível, ancorada em atitudes inspiradas nos valores de fraternidade, igualdade, justiça e diálogo. Por isso, no lema da Cantata Natalina de 2013, está o convite: “Faça a vida acontecer”.

A sétima edição do evento - que já foi assistido por mais de 160 mil pessoas, nos anos anteriores - será estrelada por, pelo menos, 600 voluntários. São coralistas, solistas, dançarinos e atores que encenarão a narrativa de 21 quadros artísticos. Para eles participar do evento é um orgulho, como comenta Miléia Alves, estudante da 3ª Série do Ensino Médio, que integrou o elenco de todas as cantatas, fosse como coralista ou dançarina. “Apresentar-me nessas diversas formas artísticas que, hoje, resultam no evento que comove multidões é algo que é propiciado aos estudantes em função da atualização e crescimento técnico que são priorizados pela Comissão Organizadora. Ano a ano, novas formas de expressão artística, novos elementos visuais e técnicos e maior diversidade de quadros são acrescentados à Cantata”, conclui.

Na profusão de artes tradicional da Cantata, os jovens, que são atores desta esperança, serão convidados a “ser sal da terra e luz do mundo”. Por isso mesmo, eles terão papel fundamental durante todo o espetáculo que irá propor a reflexão sobre a juventude, no contexto social atual, a partir da trajetória de vida de Jesus Cristo. Vida esta que será contada de forma inversa, principiando na Ressurreição.

Nas vozes dos três corais que dão o tom da Cantata Natalina – Coral infantil Notre Dame, Coral Infantil Municipal e Coral Adulto -, a glória do Cristo ressuscitado será sucedida pelo sofrimento pelo qual o filho de Deus passou, doando-se à humanidade, numa alusão aos conflitos, incompreensões e dificuldades que os jovens vivenciam. Porém a narrativa não perde seu viés esperançoso, visto que a lição de amor e generosidade de Deus, ao entregar aos homens seu filho, será reafirmada no convite à vivência dos valores cristãos e à valorização da família, como o berço do desenvolvimento afetivo. A temática familiar fornecerá a acolhida para que o processo humano se complete, com a história do Natal.

O espetáculo ainda terá como atrativo a maior interação tecnológica e o retrato do jovem atual em ritmos, coreografias e interesses contemporâneos, além dos já tradicionais rappel, pirotecnia e emoção. Porém, o mais marcante, segundo a estudante da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame, certamente será o espírito de comunhão e envolvimento entre todos os colaboradores a fim de apresentar um show encantador e repleto de valores para a comunidade de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe