A reprodução da calçada de ondas pretas e brancas na entrada na sala de aula não deixa dúvida de que é uma referência ao Rio de Janeiro. Na manhã de sexta-feira (22) os estudantes dos ensinos fundamental e médio da Escola Alberto Pasqualini participaram de uma verdadeira viagem pelas regiões brasileiras por meio da apresentação do projeto Viajando pelo Brasil. Divididos em grupos, eles apresentaram as principais características de cada uma das cinco regiões brasileiras e puderam vivenciar um pouco da rica cultura do país.
Entre os temas escolhidos está o Rio de Janeiro. Para apresentar curiosidades da vida carioca, os alunos reproduziram os principais elementos lembrados, como a calçada de pedras portuguesas de Copacabana e o Cristo Redentor. Em maquetes, desenhos, cartazes e recursos tecnológicos foram utilizados na exposição. Em outras salas, eles expuseram curiosidades sobre o estado de Minas Gerais, com destaque à culinária e à história da extração de ouro, bem como uma exaltação a beleza das mulheres mineiras.
Na cozinha da escola, em cada mesa era possível conhecer diferentes pratos brasileiros preparados pelos alunos e pelos pais e levados para a apresentação. Feijoada, arroz de carreteiro, doces e legumes recheados foram apresentados.
De acordo com a diretora da escola, Valéria Arnold dos Santos de Oliveira, todos os estudantes das 11 turmas do turno da manhã participaram do projeto. Há dois meses a atividade interdisciplinar foi trabalhada. Cada professor, nas diferentes disciplinas, abordou algum aspecto. “Muitas vezes os brasileiros nem conhecem o próprio país. Este trabalho foi, além de uma forma de avaliação, um meio de mostrar algumas curiosidades sobre o país que nem todos sabem”, explicou.
Os trabalhos foram separados em áreas afins. Em uma das salas eles apresentaram quais os esportes típicos de cada uma das regiões. Além disso, abordaram temas como a religiosidade, a dança, índices de desenvolvimento econômico, folclore e os talentos regionais. Entre os destaques, eles homenagearam o Teixeirinha.