A Secretaria do Patrimônio da União doou oficialmente na última segunda-feira (18) cinco hectares do antigo Quartel do Exército para a implantação do Campus da Universidade Federal Fronteira Sul. O anúncio oficial acontecerá hoje, com a presença do Reitor da UFFS, Jaime Giolo, durante a reunião do Conselho Comunitário da UFFS, que acontece na atual sede da instituição, no Seminário Nossa Senhora Aparecida. Segundo a publicação, a União cede de forma gratuita duas áreas que somam 19.542,90m² e outra área com 30.778,20 m², totalizando cinco hectares.
Segundo o diretor da unidade da UFFS em Passo Fundo, Vanderlei Farias, a entidade já possui o projeto arquitetônico para reforma dos prédios preservando o patrimônio histórico e cultural, já que eles foram tombados pelo município. Dos atuais prédios existentes, a UFFS só não poderá utilizar um, pois está na área pertencente ao Exército. Os demais, como são tombados, precisam ter suas fachadas mantidas, mas o interior pode ser reformado e modificado.“Esta doação vai representar um impacto grande na utilização da área, através da revitalização, tornando uma estrutura acolhedora também à comunidade, já que o espaço vai contemplar espaços educação, cultura e de lazer”, explicou.
Destino incerto
Atualmente a antiga sede do Quartel é utilizada pelo município, abrigando secretarias e entidades, incluindo a sede do 3º Batalhão de Operações Especiais (BOE), da Brigada Militar, único órgão que permanecerá no local, já que o prédio é do Exército. A área total é de aproximadamente nove hectares, sendo que uma parte já foi doada para as instalações da Polícia Federal.A doação dos imóveis para a Universidade gera um problema para o município, que mantém no local três secretarias (Semcas, Habitação e Interior) e cerca de 20 entidades, como os conselhos municipais, Guarda de Trânsito, Sosa (Serviço de Orientação e Solidariedade à Aids), Daati (Departamento de Atenção à Terceira Idade), Bombeiro Mirim e outros. O Prefeito Luciano Azevedo, que participa da reunião desse sábado, deve se pronunciar sobre o futuro destes órgãos.