Dia Mundial do Doador de Sangue: incentivo para doação

Pílulas da Vida e do Bem transmitem gratidão e incentivo para quem doa e quem recebe sangue na Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com um olhar esperançoso e um caderno em mãos, Alexandre de Almeida Lara, de Palmeira das Missões, 14 anos, mostra as mensagens que recebe todos os dias. Elas transmitem tanta força para que ele siga firme seu tratamento contra um câncer, que Alexandre arquiva uma a uma, e pretende escrever um livro com elas, quando receber alta hospitalar. Até que este fato aconteça o paciente retribui a gratidão e incentivo com outras mensagens. Estas são simples, mas grandiosas no que se refere ao elo de solidariedade que formam, a doação de sangue. Projeto do Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, a Pílula da Vida e a Pílula do Bem estimulam pacientes e doadores de sangue a escreverem mensagens disseminando a importância da doação.

Criado em 2011 pela enfermeira Eliane Bianchini, o Pílula da Vida leva mensagens de doadores para pacientes que necessitam de transfusão e vice-versa. No início era aplicado apenas no ambulatório, mas diante dos resultados positivos, hoje o projeto atende todos os postos de internação do HSVP. Junto à Pílula da Vida, nasceu o projeto Pílula do Bem, que fica no Serviço de Hemoterapia e leva mensagem de um doador para outros doadores.

O objetivo principal dessas iniciativas é formar uma ponte entre doador e paciente, visando a humanização do processo de transfusão e transmitindo a importância da doação. “Eles começam a entender que o ciclo do sangue vai além de uma doação, uma transfusão, que são pessoas e histórias envolvidas. Desta maneira formamos um elo de gratidão e incentivo”, ressalta Eliane, feliz pela reação e resultados positivos do projeto.

A Pílula da Vida e a do Bem são apresentadas para os doadores enquanto eles fazem o lanche depois da doação. A enfermeira responsável pela coleta, Luciana Bertelli Dagostini explica que o doador escolhe para quem irá deixar sua mensagem. Antes de sair, ele retira uma mensagem de doador e outra de paciente, recebendo através de palavras um incetivo para voltar a doar e um agradecimento de quem está recebendo o sangue. “Queremos levar ao doador mais que uma bolsa de sangue e ao paciente dizer mais que um simples obrigado. O Serviço de Hemoterapia quer ser a ponte, a ligação”.

Para os pacientes, a assistente social Larissa Schons leva as mensagens durante a captação interna e visita. Ela conta que os pacientes se emocionam, ficam felizes e esperançosos com as mensagens que recebem. “Mudou muito a abordagem da captação, ficou mais humanizada. Eles entendem que não é só pedir a doação de sangue, mas percebem a importância dessa ajuda”, afirma Larissa, que também é responsável por entregar aos pacientes as folhas para que escrevam mensagens.

Campanha de doação
A campanha além de incentivar a doação, alerta para a preservação do meio ambiente. Para a confecção das Pílulas da Vida, a Hemoterapia mobilizou todos os funcionários do HSVP, que doaram garrafas PET. “Os pacientes escrevem suas mensagens e depositam na pílula que fica no posto de Enfermagem. Uma vez por semana eu recolho todas as mensagens que serão repassadas aos doadores”, descreve Larissa.

Nas urnas estão as mensagens de Alexandre e de muitos outros pacientes que precisam de sangue. Ele conta que através das mensagens quer agradecer aos doadores e sensibilizá-los para que continuem doando e ajudando tantas pessoas. “Fico feliz em receber essas mensagens. Elas dão força e apoio, além de saber que as pessoas estão contentes em ajudar”, evidenciou. “Que esse pequeno gesto seja muito proveitoso e te ajude”, leu o jovem a mensagem recebida de um doador.

Interessada em conhecer mais sobre o projeto, a doadora Joiceline Strapasson, deixou suas mensagens para os pacientes e doadores. “A doação é muito importante. Quem pode doar não custa vir e ajudar. Muitas vidas podem ser salvas, isso é gratificante e através das mensagens podemos transmitir esse sentimento de alegria e solidariedade”.

“Ninguém está livre, amanhã o doador pode precisar de sangue. Eu escrevi as mensagem para agradecer muito quem está me ajudando, pois sem a solidariedade dessas pessoas eu fico sem a minha 'água' para viver”, declara o paciente Ovilmo Persio, de Rodeio Bonito, 66 anos, internado em função de uma leucemia.

Dia Mundial do Doador de Sangue
Na segunda-feira, 25 de novembro, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. No Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, a semana toda será especial. Diversas atividades serão feitas para agradecer as pessoas que se propõe a doar e ajudar tantas pessoas.

Para quem quiser participar da semana especial, doar sangue ou se tornar um doador o Serviço de Hemoterapia do HSVP atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30 e aos sábados somente com agendamento. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087. Participe dessa corrente de solidariedade!

Gostou? Compartilhe