Não é por acaso que o grau de descontentamento com a os políticos vem crescendo. A aprovação no Senado da chamada microrreforma eleitoral na quarta-feira (20), que agora vai à sanção, não traz mudanças em relação às regras vigentes. Como não poderia deixar de sere, elas vão beneficiar as ainda mais os grandes partidos e reduzir o poder de fiscalização da Justiça Eleitoral.
I I
Ao menos não houve unanimidade entre os integrantes da Câmara Alta. Senadores de partidos pequenos como o PSB e PSOL definiram as mudanças como “perfumaria”. No passado, quando o partido da estrelinha vermelha possuía uma bancada diminuta na Câmara e Senado sua posição também era coerente. Já a proliferação de siglas, a maioria delas de aluguel, devem continuar.
I I I
Dentre as mudanças o limite para contratação de cabo eleitoral que deverá ser proporcional ao número de habitantes de cada município e com o cargo que está sendo disputado. O uso da internet para campanha nas redes sociais fica liberado, mas ao menos placas e cavaletes em vias públicas não serão permitidos. De igual modo pintura em muros e o chamado envelopamento de carros, que no pleito de 2012 extrapolaram.
I V
Os pré-candidatos vão poder participar de entrevistas, programas, debates nos veículos de comunicação sem a preocupação de estarem antecipando a campanha. As convenções que deverão oficializar os candidatos a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da republica deverá ocorrer entre os dias 12 e 30 de junho e a campanha terá inicio no dia sete de julho.
Curtas:
# O vereador Leandro Basso (PCdoB) deverá concorrer a uma vaga a Assembleia Legislativa.
# Na quarta-feira (20) o deputado federal Assis Melo (PCdoB) esteve em Erechim para convidar Basso e participar da inauguração da sede do partido.
# Com a possível candidatura da deputada federal Manoela D’Ávila a Assembleia Legislativa a perspectiva dos comunistas elegeram pelo menos mais cinco deputados.
# O fenômeno ocorreu no passado com o comunicador Sérgio Zambiazzi (PTB) que levou consigo para o Palácio Farroupilha candidatos que obtiveram 10 mil votos.
# Na corona de Zambiazzi Iradir Pietroski se elegeu e reelegeu outras vezes deputado estadual de onde foi guinado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS).
# O legislativo de Getúlio Vargas, presidido pelo vereador Dinarte Farias (PP) realizou na noite de quinta-feira (21) uma sessão solene alusiva aos 75 anos da ACCIAS.
# A sessão foi realizada no Auditório José Vespasiano Predebon da ACCIAS e reuniram dirigentes e associados da entidade empresarial.
# O vereador Edelar Samuel do Nascimento foi eleito presidente do diretório municipal de do PMDB de Erebango.
# Cumprindo seu sexto mandato no legislativo erebanguense, Nascimento assume o cargo ocupado nos últimos três anos pelo ex. vereador João Carvalho Antunes.
# Líder comunitário Antunes trabalhou trinta anos na Brigada Militar e teve destacada participação na criação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.
# Defensor de um mandato de cinco anos para prefeito e contrário a reeleição, Antunes foi vereador na legislatura passada e não buscou a reeleição.
# A Coordenadoria Regional do PMDB realizou encontro com dirigentes do partido na noite de sexta-feira (22) em Erechim.
# Na oportunidade foi oficializada a eleição do ex. prefeito de Ipiranga do Sul, Gilberto Tonello, presidente da Coordenadoria Regional da sigla.
Dito & Feito: O deputado Alexandre Postal, vice-presidente do PMDB gaúcho, participou da recepção ao vice-presidente da República, Michel Temer, juntamente com diversas lideranças da política do RS. O encontro aconteceu no final da manhã de quinta-feira(21), na sala da presidência do Parlamento.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |