A Prefeitura de Passo Fundo regularizou a parceria com o Governo do Estado e irá seguir com as ações de segurança pública realizadas pelo Núcleo de Policiamento Comunitário, com objetivo de diminuir os índices de criminalidade e realizar um trabalho social com a comunidade. Receberão o serviço os Bairros São José, São Luiz Gonzaga, José Alexandre Záchia e Integração.
Na Tarde desta segunda-feira(25), o prefeito Luciano Azevedo assinou o convênio, restabelecendo e regularizando a situação do programa e dos policiais militares que estão inseridos no Núcleo de Polícia Comunitária.
O coordenador dos Núcleos de Policiamento Comunitário da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Julio Cesar Marobim, ressaltou o momento significativo da busca de uma sociedade de paz e comprometimento com a segurança. “Passo Fundo foi o primeiro município a propor e receber o projeto, e este ato demonstra a nobreza da administração do município em consolidar o policiamento comunitário, com uma gestão de permanência e efetivação do programa”, destacou.
A administração também ampliará os recursos financeiros necessários para auxílio moradia da equipe composta por 16 policiais militares, que irão morar e atuar exclusivamente nos bairros. O Policiamento Comunitário utiliza estratégias de aproximação, permanência, envolvimento e comprometimento com o local de trabalho e com a comunidade.
O vice-prefeito, Juliano Roso, destacou a renovação e ampliação dos Núcleos de Policiamento Comunitário para mais segurança dos moradores destes bairros. “ Com certeza é um programa que irá agilizar a diminuição dos índices de violência”, ressaltou.
Para o prefeito Luciano Azevedo, inicia-se o processo de solução para uma das principais preocupações sociais, a falta de segurança. “Precisamos valorizar a Brigada Militar, investindo em segurança, mas principalmente no soldado que esta na linha de frente, por isso aceleramos esta regularização. Quem ganha com isso é a comunidade, então, todos nós saímos ganhando”, finalizou.
Luciano reforçou três medidas já apresentadas ao Estado na área de Segurança Pública, propostas estruturadas com recursos próprios da Prefeitura. A primeira é destinada para a construção de uma sede ao BOE (Batalhão de Operações Especiais) da Brigada Militar; investimento na aquisição de mais viaturas para ajudar na mobilidade dos policiais; e por último, o município oferecer recursos e e estrutura para Brigada Militar, reforçando o policiamento em pontos estratégicos da cidade.
Regularizados quatro núcleos de Polícia Comunitária
· 1 min de leitura