Seminário discute currículo da Educação Infantil

As atividades têm como objetivo discutir a ressignificação do currículo na escola de Educação Infantil,

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Aconteceu durante esta sexta-feira (22), no auditório da FEAC da Universidade de Passo Fundo (UPF), o VI Seminário Municipal de Educação Infantil de Passo Fundo, o II Seminário de Educação Infantil do Planalto, o II Seminário de Especialização em Educação Infantil: Currículo e Infância e o I Encontro ProInfância Região do Planalto.

As atividades, que têm como objetivo discutir a ressignificação do currículo na escola de Educação Infantil, reuniram 64 municípios da região numa promoção da Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Educação, pela UPF, através do FEIP (Fórum de Educação Infantil do Planalto) e pelo Grupo ProInfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil), ligado ao Ministério da Educação e Cultura.

O público presente foi formado por profissionais de diversas áreas, que trabalham nas escolas e participam de forma direta na formação e no currículo da Educação Infantil. Para o secretário de Educação, Edemilson Brandão, é importante destacar que Passo Fundo é o município do interior do Estado que mais investe em educação infantil, tanto em infraestrutura quanto em recursos humanos. “Passo Fundo investe maciçamente em educação infantil. Acreditamos que investindo na base da educação, contribuiremos para formar cidadãos melhores”, salientou Edemilson.

A coordenadora do programa ProInfância. Sussi Menine Guedes, afirma que é preciso pensar o currículo das EMEIs, pelo viés de políticas e da Pedagogia, considerando a criança em sua cidadania e direitos. “É preciso pensar na diversidade, ou seja, na criança negra, índia, branca e do meio rural”.

Uma das organizadoras do evento, a professora Fabiane Placedino, frisou que a participação de toda a rede no Seminário é fundamental quando se discute o currículo escolar. “Todos os profissionais que trabalham numa escola estão envolvidos, por isso ficamos felizes com a participação do quadro completo nesse debate, que contou com palestras e mostras ligadas à educação, realizadas pelos nossos apoiadores”, finalizou.

 

Gostou? Compartilhe