A transição da primavera para o verão já começou. O aumento das temperaturas bem como a diminuição da floração nos vegetais são os primeiros sinais de que o verão se aproxima. A próxima estação se inicia na tarde do dia 21 de dezembro e, historicamente, as transições do inverno para primavera e da primavera para o verão registram a maior ocorrência de temporais. Nesta semana, há previsão de chuva acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e queda isoladas de granizo, mas não há alertas meteorológicos para temporais de acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.
O ar quente e seco que começou a atuar na região ainda na tarde de sábado permaneceu durante o domingo e a segunda-feira deixando as máximas entre 28ºC e 29ºC. A semana iniciou com bastante vento pela manhã de segunda-feira o que tem sido característico desse mês de novembro. Geralmente os ventos iniciam na madrugada e diminuem durante a manhã, até o meio-dia. Ainda na segunda, se iniciou a formação de uma frente fria no extremo sul do Estado.
A partir de hoje a frente fria entra pelo Uruguai e espalha nuvens por todo o Estado. O dia começa com mínima de 17ºC e a máxima pode alcançar os 30ºC. A partir da tarde e noite de hoje já há possibilidade de chuva. Na quarta-feira o dia fica nublado a encoberto com pancadas de chuva no decorrer do período. O dia será abafado com mínima de 18ºC e a máxima de 30ºC. Entre a tarde de quarta e a madrugada de quinta-feira as pancadas de chuva podem ser acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e não se descarta a queda de granizo em pontos isolados. Mesmo assim, Sampaio pondera que não há avisos meteorológicos para temporais em ambos os dias. No decorrer da quinta-feira as condições já melhoram e as temperaturas oscilam entre 16ºC e 26ºC. Na sexta-feira a mínima diminui, ficando em 12ºC, e a máxima pode chegar aos 26ºC. Não há previsão de chuva.
Acumulado
No mês ao cumulado de chuvas está em 100 milímetros que representam 76% da média histórica. Caracterizado por frentes frias de rápida passagem, novembro deverá se encerrar com precipitações abaixo da média. Mesmo assim, Sampaio explica que as chuvas ocorreram de forma bem distribuída e nos momentos mais adequados principalmente para a agricultura. A transição entre a primavera e o inverno deverá manter a neutralidade. Isso significa que não há a formação de El Niño, nem de La Niña pelo menos até o início do próximo ano. Neste mês, as temperaturas têm apresentado um comportamento de 1ºC acima da média histórica que é de 19,6ºc.
Raios ultravioleta
Com a proximidade de verão e das tardes com baixa umidade relativa do ar e predomínio do sol, as pessoas devem estar atentas ao aumento da intensidade dos índices de raios ultravioleta. Em uma escala de um a 15, durante as tardes de menor umidade relativa do ar e predomínio do sol a intensidade pode ficar entre 10 e 13 que já representam estado de alerta. A orientação é o uso do protetor solar e o consumo de água.