Todos os dias um grande número de pessoas tem procurado os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Passo Fundo em busca da inscrição para a CNH Social. O programa do governo do Estado é destinado às pessoas cadastradas no CadÚnico e está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, dia 29 de novembro. O objetivo geral é facilitar o acesso das pessoas de baixa renda à habilitação com cunho de melhorar a qualificação para o mercado de trabalho.
No CFC Planalto a procura tem sido bastante grande diariamente, o que acaba gerando até mesmo filas. “Para fazer a inscrição, é preciso informar o número de registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal”, explica Odone Tadeu dos Santos, diretor-presidente do CFC Planalto. Depois de realizada a inscrição, é feita uma seleção e então a homologação. As inscrições homologadas são encaminhadas para sorteio, que será realizado no dia 11 de dezembro.
Nesta primeira edição estão sendo disponibilizados 7 mil serviços em todo o Estado. Podem ser realizadas inscrições para primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. Após o sorteio, os inscritos, se sorteados, farão as aulas no CFC no qual se inscreveram. “Para requerer o benefício, o candidato tem que ser maior de 18 anos e estar residindo no Estado há pelo menos dois anos”, explica Santos. Além disso, é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos.
Do total de vagas disponibilizadas, 15% são destinadas à população negra e parda e 50% das vagas de mudança de categoria são para as mulheres. “A reserva de vagas busca promover a igualdade de acesso aos postos de trabalho”, salienta. Dos 7 mil serviços, 1.400 são primeiras habilitações, 1.400 são para adição de categoria e 4.200 são para mudança de categoria. Dessas 4.200, 840 são para mudança para a categoria C; 2.940 para mudança para categoria D; e 420 para mudança para categoria E. Quem tiver registro de algum crime de condução de veículo ou que teve CNH ou permissão para dirigir caçada ou suspensa não pode requerer a CNH Social.
A busca por este benefício também está movimentando o CFC Janaína. Conforme o diretor de ensino Éverton Augusto Kafer, todos os dias existe procura pela inscrição. “A procura é intensa, muitos até chegam sem saber sobre a documentação necessária e então recebem essa informação para retornarem com os documentos”, comenta. De acordo com ele, é preciso o número de inscrição do CadÚnico, carteira de identidade e CPF.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já