OPINIÃO

Fatos - 30/11/ e 01/12/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisa
Instituto Methodus divulgou esta semana pesquisa entre os gaúchos sobre as depredações a patrimônios públicos e privados ocorridos nas manifestações a partir de julho. 92,3% dos gaúchos desaprovam atos de depredação e 96,7% acreditam que os responsáveis devam ser punidos. Deste total, 50,8% consideram que estas pessoas devem ser presas, 21,4% devem ser detidas, 12,3% devem ser advertidas e 7,3% acham que os culpados devem pagar pelos estragos. A pesquisa ouviu 1,5 mil gaúchos em 25 municípios. Na maioria dos municípios houve manifestações, mas apenas em 50% ocorreram algum tipo de depredações.

Ladrões
Dos entrevistados, 63,9% consideram que são Ladrões ou criminosos que se aproveitam do momento para roubar e saquear; 31,1% que são pessoas ligadas a movimentos anarquistas e 26,9% que são pessoas ligadas a partidos políticos. E, 22,1% acham que as pessoas agem sozinhas e só se reúnem no momento de depredar. Os gaúchos consideram que a polícia agiu de forma adequada (41,3%), ou branda (40,5%).

Não sabem
A Methodus também consultou os gaúchos sobre se eles sabem ou já ouviram falar nos Black Blocs. 62,3% responderam que não sabem o que são os Black Blocs e 37,7% que conhecem ou já ouviram falar.

Fechado
Representantes do DEM de 19 municípios da região Norte do Estado apoiam o médico Mauro Sparta como como pré-candidato à Assembleia Legislativa nas eleições de 2014. As manifestações ocorreram durante o Seminário Regional do partido realizado na sexta-feira e que segue até este sábado.

Felicidade
Para quem não leu ainda, passe para a página 3 desta edição, a direita, e leia o primor de texto feito pelo médico Jorge Anunciação, colaborador de ON aos finais de semana. A singeleza das palavras toca a alma. Nos preocupamos e nos incomodamos com tantas coisas ao mesmo tempo e esquecemos do essencial: viver as coisas simples e o presente. Em um segundo poderemos não estar mais aqui. Obrigado Dr. Jorge pela dica. Sejamos felizes. Simples assim.

Processo
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados reúne-se na terça-feira (3) para decidir sobre a abertura do processo de cassação do mandato do deputado licenciado José Genoino.

Gostou? Compartilhe