Prêmio
A professora da Universidade de Passo Fundo Tania Rösing recebeu na noite de quinta-feira o prêmio Líderes & Vencedores, realizado pela Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A coordenadora das Jornadas Literárias recebeu o reconhecimento na categoria Expressão Cultural, pelo trabalho na formação de leitores empreendido por meio das Jornadas Literárias, pelo segundo ano consecutivo. Tania agradeceu a equipe de trabalho que organiza com ela a movimentação cultural das Jornadas, ressaltando que nenhum trabalho pode ser feito sem uma boa parceria. “Agradecemos todas as pessoas que participam há 32 anos das Jornadas Literárias e desse processo de formação de leitores, desencadeado junto, entre UPF, Prefeitura de Passo Fundo e tantas pessoas que ao longo desses anos se dedicaram a trabalhar por mais leitores”, frisou.
Vendas no Natal
Com o objetivo de aprimorar as vendas na época de fim de ano, a CDL Passo Fundo realiza no dia 5 de dezembro, a palestra “Show de Vendas no Natal”, com o empresário Eduardo Tevah. Serão abordadas técnicas de atendimento e vendas para aproveitar a principal data do comércio. O evento acontece a partir das 19h30, no auditório do Colégio Notre Dame, na Rua Moron, 2279. Informações no site www.cdl-pf.com.br, pelo telefone: (54) 3311-6096 e ou pelo e-mail: [email protected].
Conciliação
A Justiça Federal da 4ª Região vai realizar 5.074 audiências na Semana Nacional da Conciliação, que começa na próxima segunda-feira (2) e vai até sexta-feira (6). A semana de mobilização promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quer estimular acordos para solução de conflitos em tribunais de todo o país.
Funai I
O Ministério da Justiça enviou ao Congresso Nacional uma minuta de portaria para reduzir os poderes da Fundação Nacional do Índio (Funai) na demarcação de terras indígenas. Hoje o órgão conduz todo o processo de análise das futuras áreas. Pela proposta, a Funai, que é subordinada ao ministério, terá de seguir critérios e responder questionamentos feitos por prefeituras, governos estaduais, comunidades tradicionais e órgãos federais ligados às áreas de agronegócio, energia, transporte e meio ambiente. A decisão do ministro da Justiça ainda poderá ser antecedida por audiências públicas e câmaras de conciliação para resolver conflitos entre índios e populações atingidas.
Funai II
A minuta é uma tentativa de reduzir o embate entre ruralistas, índios e governo. Os parlamentares que representam o agronegócio têm maioria no Congresso e ameaçam aprovar a PEC 215, que repassa a deputados e senadores toda a responsabilidade na criação de terras indígenas. Cerca de 200 índios ocuparam o plenário da Câmara, em abril, para impedir a votação da proposta. Para frear a medida, o governo Dilma oferece, desde o primeiro semestre, a promessa de uma portaria para ampliar o debate sobre a criação de cada terra, antes restrito à Funai.
Refinanciamento
A Caixa Econômica Federal reformulou a linha de refinanciamento de imóveis. O Crédito Aporte Caixa passa a se chamar Crédito Imóvel Próprio Caixa. De acordo com a Caixa, seis meses após a contratação, o cliente terá direito a novas liberações de crédito caso não use o valor total aprovado. As novas liberações podem ser concedidas sem necessidade de novo registro em cartório. O Crédito Imóvel Próprio Caixa é uma linha de crédito para pessoa física, sem destinação específica, com garantia real de bem imóvel do próprio cliente. Essa linha de crédito é conhecida no mercado como home equity ou refinanciamento de imóveis.
Educação Infantil
A Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Luz, localizada no bairro Petrópolis, realizou nesta semana uma exposição de todos os trabalhos pedagógicos feitos em 2013 pelos 126 alunos de 06 meses a 05 anos de idade. O objetivo da atividade é apresentar o trabalho realizado e aproximar a comunidade da escola, além de valorizar as atividades desenvolvidas pelos alunos. De acordo com a direção da escola, cerca de 60 pessoas visitaram a mostra. A professora Joselene Fontana de Souza, diretora da escola, destacou que a importância da exposição está justamente em estreitar os laços entre escola e comunidade escolar. Segundo ela, em 2014 a escola deve realizar duas exposições.