Aumentou a participação das escolas passo-fundenses na edição do Enem 2012. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última segunda-feira (25), seis escolas privadas e oito estaduais aparecem no ranking do Enem de 2011. Na edição passada, dez participaram das provas. O sistema utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que foi o responsável pela aplicação das provas e divulgação dos resultados, considerou apenas as escolas que obtiveram no mínimo 50% de seus estudantes concluintes do Ensino Médio Regular participando de todas as provas do Enem 2012.
A performance das escolas não melhorou e praticamente todas reduziram a pontuação na última avaliação, caindo no ranking estadual. O resultado leva em conta as médias obtidas pelos alunos participantes do Enem 2012 ao responderem quatro provas objetivas, que avaliam o conhecimento dos estudantes em quatro diferentes áreas: Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e Redação.
O Colégio Notre Dame conquistou o melhor resultado entre as instituições de ensino privadas. De terceiro lugar em 2011, passou para primeiro, com 594,59 pontos e melhor nota em linguagens e códigos (563,19). O Integrado UPF, que foi o primeiro colocado na cidade na edição passada, desceu para a 3ª posição, com média de 584,91 pontos. No entanto, conquistou a melhor nota de redação 594,67. As piores médias de foram tiradas por alunos de escolas públicas, Fagundes dos Reis (498,93), Antonino Xavier e Oliveira (465,93) e Ernesto Tocchetto (462,13).
Metodologia
As notas levarão em conta as médias apenas dos estudantes que terminavam o ensino médio em 2012 e só serão consideradas as escolas que tiveram pelo menos 50% de seus alunos inscritos no exame e as escolas com, no mínimo, dez alunos entre os participantes tiveram suas notas divulgadas. Segundo o MEC, as instituições que ficaram de fora não apresentaram dados estatisticamente relevantes. As médias de cada unidade foram atribuídas com base nas notas dos alunos concluintes nas provas de ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. Desde o Enem 2011, a prova de redação não é utilizada para o cálculo da pontuação final da instituição. Isso porque a metodologia de correção das provas de ciências, linguagens e matemática segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite a comparação ano a ano.
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