OPINIÃO

Fatos - 03/12/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Coragem
A reportagem publicada por ON no final de semana sobre as Perimetrais é uma provocação instigada pelas declarações do ex-prefeito de Passo Fundo Fernando Machado Carrion. Construídas na sua administração lá pela década de 1980, as rodovias tinham a finalidade de retirar os veículos pesados do centro da cidade. Hoje, não atendem mais a demanda de fluxo e o resultado é o mais trágico possível: acidentes com vítimas fatais. Carrion, um engenheiro à frente do seu tempo alerta que, se o município não planejar obras grandes para o trânsito, incluindo as perimetrais, ficará intransitável daqui a alguns anos. E, isso não vai demorar muito. Aliás, já estamos vivendo o caos diário.

Conceitos
A comunidade precisa mudar seus conceitos e deixar de se voltar contra a qualquer mudança realizada no trânsito pelo Poder Público. Em outras palavras, repito o que já escrevi em outras oportunidades, deixar de olhar para o próprio umbigo e pensar no coletivo. Isso representa dizer que precisamos de obras grandiosas que irão nos atrapalhar por um bom tempo; que precisamos rever os estacionamentos da cidade, incluindo os da Avenida Brasil; que precisamos reduzir os canteiros das avenidas principais; que precisamos caminhar mais e talvez usar mais o transporte urbano. Está mais do que na hora de colocar em pauta uma discussão série sobre corredor de ônibus, por exemplo. Temas que, parece, já são levantados pela Câmara Temática do Conselhão. Um alento.

Nomes
Para registro, as Perimetrais Leste e Sul têm denominações: A Sul chama-se Guaraci Barroso Marinho, uma homenagem ao ex-deputado estadual do PMDB, cujo projeto teve autoria do ex-vereador Zenóbio Magalhães (in memoriam). Já a Leste, chama-se Coronel Jarbas Quadros da Silva, uma homenagem feita pelo ex-vereador Edison Nunes, ao militar que comandou o 3º RPMon.

Lixo
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está empenhada na campanha de redução do lixo que sai de Passo Fundo para ser depositado em aterros de outras cidades, como Minas do leão. É uma campanha do tipo formiguinha. Com o tema Cuide da sua cidade: separe o lixo! a ação de educação ambiental tem parceria da Codepas e da Contemar Ambiental. O objetivo é fazer com que as pessoas separem mais o lixo em casa. Campanha começou pelo comércio. Aliás, as entidades que representam os comerciantes podem participar ativamente do processo. É uma vergonha o que se vê pela Avenida Brasil quase todos os dias, resultado do descarte de alguns lojistas.

Gostou? Compartilhe