A festa em honra a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Passo Fundo, já está organizada e deve começar na próxima quinta-feira, dia 5 de dezembro, quando, às 20h acontece a primeira celebração do Tríduo, que segue na sexta-feira, 6 de dezembro, e sábado, 7 de dezembro. No sábado, após o Tríduo, os fiéis saem em procissão luminosa ao redor da praça Tamandaré, onde fica a paróquia Matriz Nossa Senhora da Conceição, a primeira igreja católica construída em Passo Fundo.
As comemorações, segundo o padre Fábio de Moraes, seguem no domingo, quando será realizada missa, às 10h30, e depois com a venda de cartões de galeto com massa para levar para casa e cucas. “O lema da festa deste ano é ‘Com Maria fortalecer a fé’ e é com esse pensamento que as diretorias das paróquias Matriz e Nossa Senhora de Navegantes convidam os fiéis a participaram das festividades”, comenta o padre. Este ano serão celebrados os 167 anos de história da paróquia.
Galeto com massa
Quem quiser adquirir os cartões do galeto com massa pode procurar as secretarias das duas paróquias. Cada cartão custa R$ 20 e dá direito a três pedaços de frango (coxa e sobrecoxa) e 400 gramas de massa.
A história da devoção à Imaculada Conceição
Diz a história que a devoção à Imaculada Conceição começou ainda em Portugal. Segundo a tradição, Dom Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal da dinastia de Bragança, nasceu aleijado das pernas e por intermédio de Nossa Senhora de Conceição foi curado milagrosamente. Assim, dedicou Portugal à Nossa Senhora da Conceição em 8 de dezembro de 1147. Mais tarde, em 10 de outubro de 1320, o bispo de Coimbra, em uma Constituição estabelece que façam festa em cada ano no oitavo dia de dezembro, no qual a virgem gloriosa, Santa Maria, foi concebida. Seguindo a história, à época das Cruzadas, os portugueses, a partir de 1415 deram início às epopeias ultramarianas, levando sempre na proa a estátua de Nossa Senhora da Conceição.
E 25 de março de 1646, Portugal e Brasil oficialmente a proclamam como padroeira do reino. Em 1830, conta-se que Nossa Senhora apareceu em Paris e ordenou que fosse cunhada uma medalha sua com a invocação: 'Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós'. Pio IX, pela carta apostólica, em 8 de dezembro de 1854 proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição. A fé à Nossa Senhora da Conceição tem como resultado a existência de mais de 360 paróquias e 34 dioceses que a tem como padroeira. No caso de Passo Fundo, junto da instalação do município ela foi dada como padroeira. Conforme os registros históricos, Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Passo Fundo por declaração oficial da autoridade civil e religiosa desde 7 de agosto de 1857, por ocasião da instalação do município.