OPINIÃO

Fatos - 05/12/2013

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reflexão
Vale a pena ler o desabafo feito ontem pela vereadora Claudia Furlanetto, PT, no perfil do Facebook. Ela sentiu na pele o que é ser pressionada para votar projetos a toque de caixa no final de um período legislativo, para que eles não sejam arquivados. Prática comum do Parlamento brasileiro em todas as esferas. “Por Deus! Hoje foi cruel! Acho que começarei a dar “pitis” nas Sessões, porque hoje votei projetos sem saber e talvez mudando vidas sem saber e não quero isso pra mim, pois, tenho a obrigação e a responsabilidade de estar vereando em nome de muitas pessoas, não posso seguir o fluxo, não assim”, escreveu. Que o momento de auto-avaliação e autocrítica da vereadora Claudia sirva de exemplo aos demais, pois não é possível que se passe o ano inteiro com projetos parados em comissões e só os votem ao apagar das luzes do ano legislativo. Ontem, a sessão chegou a ser interrompida para que as comissões dessem parecer a projetos que já estavam tramitando nelas há mais tempo, para viabilizar a votação. E a questão aqui não é mérito de projeto.

Não tem jeito
Em entrevista a Rádio Uirapuru, ontem de manhã, o prefeito Luciano Azevedo disse que não há como colocar uma linha de ônibus até o aeroporto Lauro Kortz para atender a demanda, cada vez mais crescente, de passageiros que chegam e parte de Passo Fundo. O número de taxis é reduzidíssimo e o valor da corrida R$ 40,00, tabelado. Segundo Luciano, a Codepas tem outras prioridades para atender a população urbana. Certo. Praticamente enterra o estudo de viabilidade que a empresa faria para implantar o serviço, conforme o presidente Tadeu Karczeski informou a ON na semana passada. E, também, há que se considerar que transporte aéreo não é mais sinônimo de status e nem está na lista de supérfluos.

Adesão
Impressionante a adesão da comunidade às academias ao ar livre. Uma das que foi instalada recentemente, em frente ao Igai Eventos, está sempre movimentada, com destaque para o começo da manhã, finais de tarde e à noite. O vereador Pedro Daneli, PPS, está sugerindo que o município também instale estas academias nos distritos. Boa dica.

Adjuntos
Mais um ou dois secretários adjuntos serão indicados pelo prefeito Luciano nos próximos dias. Cargo que não tem remuneração extra. A única secretaria que não terá adjunto é a de Finanças. O secretário Gilberto Bedin é o chamado homem forte da administração. Tem facilidade de trabalhar em equipe e conta com a total confiança de Luciano.

Nordeste
A região Nordeste está afinada com a maioria das lideranças do PDT no interior do Estado e indica aprovação da candidatura própria para o governo do Estado. O líder do processo nesta região é o prefeito Paparico, de São João da Urtiga que, ontem, comandou reunião com lideranças de Paim Filho, Santo Expedito do Sul e Machadinho. Na mesma linha, o deputado Diogenes Basegio acredita que a candidatura própria é fato consolidado. O partido decide no sábado.

Gostou? Compartilhe