Programa Plantando em Casa é lançado

O objetivo também é mostrar que é possível consumir alimentos saudáveis e livres de produtos tóxicos, desenvolvendo a horta no terreno da casa, apartamento ou sítio.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para incentivar um hábito alimentar saudável e contribuir para a qualidade de vida das pessoas, a Prefeitura de Passo Fundo lançou nesta quinta-feira (05), o programa “Plantando em Casa”, no Bairro Planaltina.

O programa foi o 14º lançado pelo governo municipal e tem como objetivo, com intermédio de técnicos da Secretaria do Interior, ensinar corretamente as pessoas a plantar e preparar os insumos com restos orgânicos de forma econômica, utilizando espaços pequenos. Ou seja, o programa incentiva as pessoas a cultivarem hortas em casa e a Prefeitura irá fornecer as sementes e dar as orientações técnicas.

O objetivo também é mostrar que é possível consumir alimentos saudáveis e livres de produtos tóxicos, desenvolvendo a horta no terreno da casa, apartamento ou sítio. As pessoas cadastradas no programa receberão as sementes das hortaliças da estação da Prefeitura, sendo quatro etapas desenvolvidas no programa, sempre observando a rotação da cultura e a prevenção de doenças e pragas.

A visita técnica da equipe auxiliará na escolha do espaço, verificação da qualidade do solo, fertilidade e escolha das culturas apropriadas, bem como orientações diversas.

A sugestão para criação do programa foi do fotógrafo Verno Wobetto, que tem em sua residência uma horta caseira e acredita que a iniciativa será uma forma das pessoas produzirem em menor escala e terem seu próprio sustento.“Foi a primeira vez que a Prefeitura acreditou na ideia, que é simples e chegará facilmente para muitas pessoas, oportunizando uma vida mais saudável”, observou.

O prefeito Luciano destacou a intenção de levar o programa ao maior número de pessoas, envolvendo associações de moradores e os grupos de terceira idade. “A partir da sugestão de uma pessoa da comunidade, resolvemos criar um programa para fortalecer essa prática saudável, que vai melhorar a alimentação das pessoas e fazer com que vivam com mais qualidade”, destacou.

Gostou? Compartilhe