Por que ocorre a intolerância alimentar?
Existem pessoas que têm intolerância a alguns alimentos. Isto acontece quando se estabelece entre o corpo e o alimento uma incompatibilidade de gênio. Num dado momento o nosso organismo passa a não se entender com determinado alimento. Aí nasce a chamada rejeição ao alimento em virtude de um componente alimentar não compatível. Não é fácil descobrir-se que componente é esse. Todavia, através de testes e observações poder-se chegar à descoberta. Uma vez identificado o alimento intolerante o médico e o nutricionista poderão dar solução ao problema.
Quais os alimentos que mais causam intolerância alimentar?
As principais substâncias que causam e provocam intolerância alimentar nas pessoas suscetíveis deste mal são o glúten, a lactose, o chocolate, ovo de galinha, os crustáceos e os alimentos impregnados de conservantes e corantes. O leite, sem dúvidas, é o principal vilão da intolerância alimentar, atingindo tanto os adultos quanto as crianças. A intolerância se dá quando a pessoa não possui enzimas para metabolizar a lactose que é o açúcar do leite. Os sintomas mais freqüentes da intolerância pela ingestão do leite são: diarréia, dores abdominais e excesso de gases.
Quando há intolerância a algum alimento, quais os desconfortos que a pessoa sente?
Muitos desconfortos podem se manifestar diante deste problema, tais como: enxaqueca, dores articulares, insônia, dor de cabeça, retenção de líquidos, hiperatividade, olheiras, depressão, fadiga, gases, cólicas abdominais e até diarréia.
Ana Maria Bueno, nutricionista clínica / Personal Nutri, com especialização em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica