Um campeão em matemática

Héctor foi contemplado com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Héctor Schons Leandro, de 12 anos, aluno do 6º ano do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, do bairro Petrópolis de Passo Fundo, foi o único medalhista de Passo Fundo na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2013. No município participaram 719 alunos de 39 de escolas públicas. Héctor conquistou a medalha de bronze, ficando na 296ª posição entre alunos do país que receberam a mesma distinção. No total, foram mais de mil premiados com medalha de bronze.

Como prêmio, Héctor foi convidado a participar do Programa de Iniciação Científica da Obmep. Ele vai participar de aulas de matemática na Universidade de Passo Fundo, sob coordenação da professora Rosa Maria Tagliari Rico, além de receber um auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Segundo a diretora da escola, Salete Vassoler, é a primeira vez que um aluno do Arco Verde se classifica nesta competição. “Héctor é nosso aluno desde o primeiro ano do ensino fundamental. Ele é dedicado, tem um bom raciocínio lógico e, por isso, foi muito bem na prova. Estamos orgulhosos”, comemorou a diretora. Salete ressaltou a importância da família do aluno no dia-a-dia da escola. “A família do Héctor está sempre acompanhando as rotinas escolares e isso é fundamental para o aluno ir bem e se destacar porque todos os nossos alunos tem as mesmas condições e recebem a mesma aprendizagem e atenção”, disse. A disciplina de matemática no sexto ano tem cinco períodos semanais. "Essa vitória do Héctor vais servir como motivação aos outros alunos que não é impossível ganhar uma medalha em uma Olimpíada Nacional, basta estudar”, finalizou.

Héctor, que é filho de técnico em eletrônica e mãe professora, se surpreendeu com o resultado, conforme contou o pai Fábio Luis de Souza Leandro. “Ele é bem interessado, vai bem nas notas e queria participar de uma competição. Eu sabia que ele tinha condições de ir bem na prova, mas não esperava que ele conquistasse uma medalha. Ficamos muito orgulhosos, mas ainda não caiu a ficha para ele”, relatou.
A coordenadora regional da Obmep, Rosa Maria Tagliari Rico, que também coordena o curso de matemática da UPF, disse que a premiação foi muito importante para motivar os alunos de Passo Fundo. ”O Arco Verde está de parabéns uma vez que foi a única escola de Passo Fundo, das 39 que participaram desta edição, que um aluno recebeu a medalha de bronze. O aluno Héctor venceu todas as fases”, destacou. Nas últimas três edições da Olimpíada, o município teve outros medalhistas de bronze, mas nunca de prata e ouro.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe