Missão
Uma mala de informações e de oportunidades. Este é o resultado que o presidente da Acisa, Marco Silva, traz da missão empresarial que foi a Itália. Ficou encantado com o que viu e orgulhoso por ter conhecido feiras do mesmo porte e modelo da Expoacisa. “Sinal de que estamos no caminho certo”, diz. Silva fará um relatório minucioso aos associados na próxima terça-feira durante reunião-almoço e vai mostrar que existem muitas possibilidades de negócios com os italianos. Basta ter paciência e disponibilidade de conhecer as possibilidades. O presidente da Acisa viajou com um grupo de 11 empresários, sendo dois de Tapejara e 10 de Passo Fundo. A organização do evento foi do Centro de Desenvolvimento Empresarial da IMED, em parceria com a CVC e Acisa.
Interesse
Os empresários que receberam os brasileiros demonstraram interesse em fazer negócios com o Brasil nos segmentos da construção civil, vinícola, calçados, chocolates finos, cerâmica e agronegócio. Um grupo virá a Passo Fundo em janeiro, aproveitando uma feira em São Paulo. Serão recebidos pela Acisa, podendo iniciar os primeiros contatos com interessados em estreitar relações com a Itália. Segundo Marco Silva uma pesquisa realizada pelos italianos identificou que 64% dos entrevistados tem interesse em internacionalizar seus negócios. Cerca de 30% deste total são atraídos pela América do Sul e 6% pelo Brasil. A construção civil é o ramo de maior interesse dos italianos. “Eles querem vender tecnologia e depois se associar aos brasileiros”, revela Marco.
Dificuldades
No entanto, Silva relata que os italianos reclamam das dificuldades em fazer negócios no Brasil pela burocracia na hora de abrir uma empresa aqui, pela altíssima carga tributária e, também, pelo que eles consideram de infidelidade dos colaboradores e dos clientes. Problemas que nossos empresários também sofrem na pele.
Destaque
O Grupo ON de Comunicação realiza na noite desta quinta-feira a entrega dos Destaques de 2013. A festa já tradicional de ON acontece no salão principal do Clube Comercial, a partir das 20h para os agraciados, convidados especiais e autoridades. Serão entregues 60 Destaques.
Diferença
Não foi assim com o PSB, mas o governador Tarso Genro fez questão de realizar um grande encontro com a executiva do PDT para agradecer a presença do partido do governo e estabelecer um cronograma de alteração no secretariado. Prestígio com olho num possível segundo turno das eleições em 2014. Vai que...