Alunos da rede municipal participam das Paralimpíadas Escolares

Alunos entre 12 e 19 anos fizeram parte da competição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dos maiores eventos esportivos mundiais com a presença de alunos entre 12 e 19 anos foi realizado ao fim do mês de novembro, em São Paulo. As Paralimpíadas Escolares, com organização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reuniu em torno de 1.600 atletas, além de equipes de apoio, técnicos e chefes de delegação.

Passo Fundo participa pela quarta vez consecutiva na disputa dos jogos, sendo que a primeira participação foi como representante do Estado, com apenas quatro atletas. Na época, o município foi o único do Rio Grande do Sul a participar da competição, pois nenhuma outra cidade desenvolvia um trabalho específico de paradesporto com crianças e adolescentes em idade escolar.

O incentivo para que estudantes da rede municipal de ensino sejam motivados a praticar esportes  é estruturado através do Projeto Pé de Apoio, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Associação Cristã de Deficientes Físicos de Passo Fundo (ACD). Neste ano, Passo Fundo recebeu a convocação do estado para três atletas: Mateus Camargo, Emerson Souza e Yan Kurtz, acompanhados dos técnicos Dóris Floris de Souza e Margarete Trombini.

O longo ano de trabalho árduo conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata. Os paratletas contribuíram para que o Estado ficasse colocado em 9º lugar na competição e em 13º lugar na classificação geral.

Confira as modalidades em que cada atleta conquistou medalhas:
Mateus Camargo
Classe F 46 – 100m = 1º lugar
Classe F 46 –  300m = 1º lugar
Salto em distância = 1º lugar

Yan Kurtz
Classe T54 / F 58 – 100m = 5º lugar
Arremesso de peso = 1º lugar
Lançamento de dardo = 1º lugar

Emerson Souza
Classe T/F 54 – 100m = 4º lugar
Classe T/F 54 – 400m = 3º lugar
Arremesso de peso = 1º lugar

Gostou? Compartilhe