OPINIÃO

Fatos - 13/12/2013

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ótimo ano
2013 foi o melhor ano na história do Sicredi. A afirmação foi feita pelo presidente do Sicredi Planalto Médio, Ari Rosso, durante visita que fez ontem ao Jornal O Nacional. Cresceu muito, superando as próprias metas e superou o Banrisul no ranking das maiores empresas gaúchas. É a terceira maior, perdendo apenas para a Gerdau e a Braskem. A região Planalto Médio, por exemplo teve um crescimento de ativos na ordem de 37,11% até 31 de outubro, devendo chegar a 40% até o último dia do ano. O banco também pretende fechar o ano com 30 mil associados nas suas unidades de atendimento nos cinco municípios atendidos, incluindo àsso Fundo.

Perspectivas
Impulsionados pelo agronegócio, as perspectivas para 2014 são as melhores possíveis. Atualmente, as unidades de atendimento do Sicredi Planalto Médio detém 17% do volume de depósitos em dinheiro, em relação aos demais bancos instalados na mesma área. Conforme Rosso, em 2014 o Sicredi pretende traçar o planejamento estratégico para os próximos cinco anos.

Burocracia
Uma prática reclamada por setores da administração municipal de Passo Fundo e também de outros municípios menores da região, tem inviabilizado a agilização de projetos que buscam recursos no governo do Estado em diversas áreas. A estratégia para fazer caixa no governo tem sido dificultar ao máximo que projetos tenham andamento. Um projeto pode voltar dez vezes para o setor de origem com pedidos para correção até de vírgulas ou juntar documentos que levam tempo para serem localizados. Tem muito projeto que não sai do segundo escalão. Enquanto isso, o governo ganha tempo para fazer superávit. Será que isso muda em ano eleitoral?

Exemplo
Forte como sempre, dona Heloisa Almeida fez questão de participar ontem da tradicional entrega de donativos pelo Comitê da Cidadania. É uma guerreira em todos os sentidos. Mesmo com problemas de saúde, ela se mantém firme no propósito de ajudar a quem realmente precisa. Passo Fundo se orgulha deste grande exemplo de vida.

Debate
Viaduto na BR 285, trincheiras e a retirada do estacionamento da Avenida Brasil são alguns dos temas que afloram no debate do grupo temático do Conselhão que tem como relator o professor Elmar Floss. Ele que comandou o Conselho de Desenvolvimento conhece mais do que nunca temas como este.

Gostou? Compartilhe