OPINIÃO

Fontes em Off - 13/12/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entrega de máquinas
Já estão em Passo Fundo (na UPF) as 50 patrolas (motoniveladoras) e as 50 tombeiras (caminhões caçamba) que serão entregues pelo Governo Federal a 100 municípios da região. A solenidade de entrega será realizada no dia 21 de dezembro (sábado), as 10 hs, com a presença do Ministro Pepe Vargas e outras autoridades Federais, estaduais e regionais. Até meados de 2014, todos os municípios do Brasil, com menos de 50 mil habitantes receberão uma motoniveladora, um caminhão caçamba e uma retro-escavadeira do Governo Federal, dentro no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, visando auxiliar as Prefeituras a qualificar o atendimento das necessidades do meio rural.

Molduras de Natal
O Vitor Vianna, que tem quase três aninhos, ajudou a montar o pinheirinho na casa da vó Ladir, que mora na Rua Guaiba, no 1º Centenário. Ele fez pose ao lado da árvore iluminada, que também é símbolo de alegria e união da família.

Visita
O diretor presidente do Grupo ON de Comunicação recebeu ontem à tarde a visita do presidente do Sicredi Planalto Médio Ari Rosso. Ele veio agradecer a parceria entre as duas empresas e convidar para o evento de encerramento do ano que será no próximo dia 18, no Igaí Eventos. Este ano, o jantar com a imprensa também terá a presença de 600 colaboradores do Sicredi e um show de Osvaldir e Carlos Magrão. O Sicredi Planalto Médico comemora um ano de excelentes resultados e já projeto perspectivas positivas para 2014.

Restituição do IR
A Receita Federal abre segunda-feira (16) a consulta ao sétimo e último lote regular de restituições do Imposto de Renda PF do exercício de 2013. O contribuinte que ainda não recebeu a restituição e não está neste lote caiu na malha fina. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, pela primeira vez, a consulta e parte pagamento ocorrerão no mesmo dia. As demais restituições serão depositadas no dia 20 deste mês. Na segunda-feira, serão também liberados da malha fina lotes residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2012. De acordo com a Receita, 711.309 declarações com expectativa de imposto a restituir ficaram na malha fina deste ano. Para fazer a consulta, o contribuinte pode acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br, ligar para a Receita, no número 146, ou verificar se o dinheiro entrou na sua conta.

Pior no G20
O Brasil teve o pior desempenho econômico no terceiro trimestre este ano, entre os países membros do G20 (principais economias do mundo). A informação consta do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado hoje (12).No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia admitido, no último dia 3, que o Brasil teve o pior desempenho entre os países do G20 e do Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), no terceiro trimestre. O ministro argumentou, entretanto, que os números revisados do PIB do segundo trimestre indicam resultado inverso, com a economia brasileira tendo crescimento maior que a dos integrantes dos dois blocos.
 
Saúde
O Brasil vai produzir mais 19 itens considerados estratégicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 15 equipamentos e quatro medicamentos, usados principalmente em tratamentos cardíacos e renais. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A expectativa da pasta é que, em cinco anos, a produção nacional desses itens, que também atendem às áreas oftalmológica, oncológica, de transplante e diagnóstico e monitoração, gere aos cofres públicos economia de R$ 5,5 bilhões.

Lei das licitações 
A extinção da carta-convite e da tomada de preços – instrumentos muitas vezes usados para burlar a exigência de licitação para compras e contratação de serviços – é uma das novidades do relatório final da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) sobre a reforma da Lei de Licitações (8.666/1993) aprovado ontem na comissão especial que trata do assunto no Senado. O texto também prevê a contratação por técnica e não por melhor preço em casos em que a qualidade do bem ou serviço é mais importante. Além disso, estimula o pregão e a concorrência e mantém a prática de concurso e leilão como condições prévias para a contratação pelo setor público.

 

Gostou? Compartilhe