Integração e conhecimento marcam seminário de final de ano do Creati

Seminário de encerramento do ano aconteceu na última sexta-feira e concentrou painéis, debates, oficinas e apresentações artísticas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Coordenação, professores envolvidos em projetos e atividades e alunos estiveram participando durante toda esta sexta-feira (13/12) do Seminário de encerramento do ano do Centro Regional de Estudos e Atividades para a Terceira Idade (Creati) da Universidade de Passo Fundo (UPF). O encontro, que contou com painéis, debates, oficinas e apresentações artísticas, aconteceu no Centro de Eventos, Campus I.

A abertura foi realizada pela coordenadora do Centro, Daniela Bertol, que agradeceu a presença de todos e apresentou a programação. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, também prestigiou o evento. Segundo ela, o Creati teve um ano bastante intenso e de mudanças significativas, como a participação mais efetiva do Mestrado em Envelhecimento Humano nas ações do grupo. “Nos reunimos para celebrar juntos o encerramento de um ano com muitas realizações.  O momento é festivo, de encontro dos grupos de Carazinho, Passo Fundo e Lagoa Vermelha. Tivemos mudanças e transformações buscando a melhoria e qualificação daquilo que a Universidade pode oferecer para os membros do grupo”, destacou.

 

O painel com o tema Mudar, inovar e aprender foi uma das atividades e contou com a presença da diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Rosani Sgari Szilagyi, da coordenadora do Mestrado em Envelhecimento Humano, Marilene Rodrigues Portela, e da coordenadora do curso de Estética e Cosmética, Margarete Rien. Ao longo do dia, os alunos puderam aproveitar também momentos para troca de experiências, além de participar de oficinas de pilates, maquiagem e limpeza, yoga, origami e treino de memória.

Cuidar da vida
Há 10 anos no grupo a aposentada Teresinha Lurdes Sonza ressaltou que o Creati possibilita muito mais do que um espaço para conhecer pessoas ou trocar experiências, mas uma oportunidade de cuidar da vida. “Foi um ano maravilhoso. Com a introdução das aulas de pilates, a minha vida também mudou. Aqui podemos cuidar da saúde, pensar na qualidade de vida, além de interagir e movimentar o dia a dia”, observou.

O grupo de Seresta Cantares e Luares do Creati Passo Fundo e o Coral do Creati Carazinho, regidos pelo maestro Ademir Camargo, realizaram diversas apresentações musicais. A atividade foi finalizada com um bailinho de integração no hall de entrada do Centro de Convivência.

Gostou? Compartilhe