OPINIÃO

Fontes em Off - 18/12/2013

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Imed e Acisa
Com o objetivo de desenvolver mais projetos de missão empresarial nacional e internacional, a Faculdade Imed assinou convênio com a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócios (Acisa) de Passo Fundo. A parceria foi firmada nesta terça-feira (17/12) entre o presidente da entidade Marco Silva, o Diretor Geral da Imed, Eduardo Capellari e o Coordenador Executivo do Centro de Desenvolvimento Empresarial, Cláudio Franz.

Em 2013, a Imed, em parceria com a Acisa, promoveu a 1º Missão Empresarial Brasil Itália.  No início de dezembro, o CDE iniciou o trabalho de projeção da próxima Missão Empresarial, que vai acontecer em outubro de 2014. O roteiro da viagem estima passar uma semana na China, realizando visitas técnicas a empresas, rodadas de negócios, visita na maior feira do mundo - Feira de Canton - e também um tempo destinado ao turismo.

Vereador Emérito
O Ex-Vereador Izoldino Candaten recebe nesta quarta-feira, 18, a distinção de Vereador Emérito. Candaten foi vereador por quatro legislaturas consecutivas no período: 1989-1992, 1993-1996,1997-2000,2001-2004. Em sua carreira política, foi dirigente partidário sendo Fundador do PDT de Passo Fundo e membro do diretório e da executiva do PTB onde ocupou diversos postos. No primeiro mandato foi Vereador Constituinte do Município de Passo Fundo. Entre suas principais bandeiras estavam à defesa do agronegócio, a saúde, a assistência social e a educação. Na mesma ocasião, ocorre o descerramento da Placa do Vereador Emérito Júlio Rosa. O ato acontece no dia 18 de dezembro, às 15 horas na Câmara de Vereadores, Rua Dr. João Freitas, 75.

Improbidade I
A 1ª Vara Federal de Bagé (RS) deferiu liminar em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) declarando a indisponibilidade de todos os bens do prefeito de Bagé, Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos, e do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi, atual secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS. Também tiveram os bens indisponibilizados os ex-reitores da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Morvan Meirelles Ferrugem e Francisco Arno Vaz da Cunha, os ex-provedores da Santa Casa de Caridade de Bagé, Mário Mena Kalil e Luiz Alberto Corrêa Vargas, e os ex-secretários municipais Manif Curi Jorge, que atuou na Saúde e no Meio Ambiente, e Luíza Valéria Soares Rodrigues, na Secretaria da Saúde.

Improbidade II
Os réus foram denunciados pelo MPF sob a acusação de terem firmado convênios irregulares relativos aos programas governamentais Saúde da Família, Hemocentro e Primeira Infância Melhor. Os convênios, assinados pela Prefeitura com a Santa Casa de Caridade e com a Urcamp, teriam problemas na terceirização da mão-de-obra especializada.

Cassação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara decidiu, nesta terça-feira (17), dar continuidade ao processo de cassação do deputado afastado Natan Donadon (sem partido-RO). O colegiado aprovou o relatório do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ) e negou o recurso de Donadon contra a decisão do Conselho de Ética que recomendou a perda de mandato do parlamentar ao aprovar, em novembro, parecer favorável à representação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O processo ainda terá de ser votado pelo Plenário.

Mais Médicos I
Politica de expansão das bolsas para especialistas em medicina e de outras áreas da saúde motivou o Governo Federal a oferecer 3.613 vagas em 91 especialidades e áreas de atuação. Para isso será aplicado um orçamento de R$ 262,8 milhões que representa a ampliação de 95% na oferta de bolsas. O benefício faz parte do Pró-Residência, programa criado em 2010 pelo Ministério da Saúde, que oferta bolsas no valor de R$ 2,9 mil para as especialidades da medicina com maior demanda no Sistema Único de Saúde (SUS), como clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e medicina da família.

Mais Médicos II
As novas vagas serão oferecidas no Sudeste 2.278, seguida das regiões Sul, com 591 bolsas, Nordeste, com 458, Norte, com 198, e Centro-Oeste, com 88. O ministério vai custear também 691 bolsas já existentes. Além das bolsas para residência médica, serão disponibilizadas 1.086 vagas para residência multiprofissional em 102 instituições. São 14 categorias profissionais, a maior parte em enfermagem, fisioterapia, psicologia e farmácia.

Participação feminina
Segundo a OIT, Os países da América Latina e do Caribe registraram em 2013 a taxa média de 50% de participação feminina no mercado de trabalho. As mulheres continuam sendo o grupo mais afetado pelo desemprego e pela informalidade. De acordo com o relatório, a taxa média de participação das mulheres no mercado está relacionada ao comportamento da demanda por mão de obra. Essa taxa é um indicador que expressa a proporção de pessoas de cada gênero incorporadas ao mercado de trabalho como ocupadas. No caso dos homens, a participação total na região chegou a 71,1% em 2013.

 

Gostou? Compartilhe