30 toneladas de lixo são retiradas do Rio Passo Fundo

A ação foi realizada nesta quinta-feira (19)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A segunda etapa da limpeza do Rio Passo Fundo retirou do leito do rio, às margens do Arroio Miranda, cerca de 30 toneladas de lixo. A ação foi realizada nesta quinta-feira (19) pela Prefeitura de Passo Fundo, com organização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM) e apoio da Secretaria do Interior (SECRINT), Secretaria de Obras, (SMO), Ministério Público, Departamento de Florestas e Áreas Preservadas (DEFAP), Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), Defesa Civil, e Bombeiros.

No local da retirada dos resíduos uma barreria de contenção natural de taquaruçu foi formada, dificultando o trabalho. Diante disso, foi necessário o uso de maquinário pela grande quantidade de objetos (calçados, capacetes de motocicleta, isopor e milhares de garrafas pet).

Com a ação, o Rio Passo Fundo deve voltar ao seu curso natural naquela região, mas é necessário a vigilância de toda a comunidade com o cuidado no descarte do lixo reciclável e orgânico, realizando o depósito correto em lixeiras.

O trabalho de retirada foi acompanhado pelo biólogo da prefeitura, Leonardo Lourenzi Muhl, além da equipe que reciclou parte do material. “É um trabalho de diversas mãos para evitarmos o impacto ao meio ambiente da nossa região, fundamental para nossa vida”, argumentou Leonardo.

A Secretaria do Meio Ambiente articula em seu planejamento de cuidado com o Rio Passo Fundo a instalação de barreiras de contenção do lixo em pontos estratégicos, com o objetivo de facilitar a retirada de resíduos.

Gostou? Compartilhe