A primeira edição da colônia de férias das escolas municipais de educação infantil do município vai atender 110 crianças. Entre 2 e 30 de janeiro, quatro Emeis farão o atendimento recreativo aos alunos que já frequentavam a rede municipal e que comprovaram a necessidade do atendimento no período de férias da equipe escolar.
Neste ano, a rede municipal atendeu 2.192 crianças matriculadas em 27 escolas de educação infantil, mas até então, as Emeis não interrompiam o atendimento nas férias. A partir de 2014, cumprindo a determinação do Ministério de Educação, baseado no parecer do Conselho Nacional de Educação, todos os professores, assistentes, serventes e merendeiras das escolas municipais de educação infantil terão férias de 30 dias.
Para organizar a colônia de férias, a secretaria de educação organizou a cidade em quatro polos de atendimento e distribuiu os alunos interessados conforme a proximidade da residência. A EMEI O mundo da Criança (Cohab Secchi) receberá o maior número de alunos, totalizando 55. Na EMEI Geny Araújo Rebechi (Manoel Portela), 29 crianças participarão do projeto. Na EMEI Sonho Encantado (Hípica), serão 17 e EMEI Maria Elizabeth (São Cristovão), apenas cinco se inscreveram. O atendimento será fornecido conforme o horário que a criança frequentou a escola durante o ano de 2013, manhã, tarde ou integral. O ano letivo de 2013 fechou com 2.192 crianças matriculadas.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli, explica que a responsabilidade pelo projeto será da Semcas, através da disponibilização das equipes de apoio e coordenação. Já a secretaria de educação vai repassar os alimentos para as merendas e disponibilizou, através da renovação do contrato, 20 estagiários do Propet, nas áreas de pedagogia e psicologia, que já trabalharam nestas escolas durante o ano de 2013. O serviço de limpeza e preparação da alimentação ficará a cargo da equipe da Semcas, além de quatro coordenadores que acompanharão as atividades em cada um dos polos.