Preocupação
O Promotor de Justiça Paulo Cirne chamou os representantes que integram a rede de proteção ao idoso para uma reunião nesta semana. Ele apresentou dado preocupante em relação ao tema: o município gastou, em 2012, R$ 500 mil como complemento de pagamento às entidades que atendem aos idosos. Em 2013, o valor destinado dobrou passando para R$ 1 milhão. A proposta de Cirne é estabelecer critérios para esta complementação que ocorre na medida em que as famílias deixam de pagar as entidades e estas ingressam na Justiça para que o município cubra a despesa. As famílias precisam assumir suas responsabilidades sob pena de inviabilizar recursos que serão úteis em outras finalidades da rede de proteção ao idoso. E não transferir irresponsavelmente.
Estratégia
O presidente da Câmara de Vereadores convocou sessão extraordinária para sexta-feira às 15h somente para votar o projeto do Executivo, que extingue cargos de vigilantes e serventes. A vereadora Claudia Furlanetto, PT, deu parecer contrário ao projeto e o prazo para apresentação do relatório encerra na sexta-feira. O governo conta com maioria na Câmara e não tem dúvidas de que irá aprovar a matéria. A bancada do PT usará até o último minuto do prazo para devolver o projeto: 17h30 e promete apresentar novas emendas. A sessão poderá se estender.
Mea Culpa
Deputados da base aliada ao governo de Dilma Rousseff surpreenderam ontem na sessão de encerramento das atividades legislativas quando admitiram que o Congresso poderia ter avançado mais este ano, especialmente em relação a reforma política. “Estamos devendo uma coisa em que não tivemos força e não conseguimos avançar, que foi o pacto para a reforma política”, disse o líder do PT na Câmara, José Guimarães.
Na mesma hora
Dois atos importantes marcados no mesmo dia e na mesma hora e, casualmente, por grupos políticos diferentes. No sábado, às 10h serão entregues as 50 motoniveladoras e os 50 caminhões caçamba para 100 municípios da região. Os veículos do PAC federal estão no Centro de eventos da UPF e o ato contará com a presença do Ministro Pepe Vargas e outras autoridades Federais, estaduais e regionais. No mesmo horário, a administração municipal vai entregar a Praça Marechal Floriano revitalizada. Um símbolo turístico da cidade que está de cara nova.
Secretária
Sandra Fagundes será a nova titular da Secretaria Estadual da Saúde, em substituição a Ciro Simoni que deixa o governo. Ela já foi secretária da mesma pasta em Viamãao e tem experiência técnica.