Concerto de Natal
A Universidade de Passo Fundo (UPF), por meio dos seus grupos artísticos, realiza o tradicional Concerto de Natal, na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Toda a comunidade está convidada a participar da atividade nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro, às 20h30min, com entrada franca. É a oportunidade para prestigiar a apresentação do Coro Universitário, da Orquestra de Câmara, do Grupo de Musicografia Braile, do Núcleo e Camerata Suzuki de Violinos e do Grupo de Percussão UPF. Haverá solos com o barítono Fernando Montini e com a soprano Kauanny Klein. A realização do Concerto de Natal é da UPF e Prefeitura de Passo Fundo, com apoio do Sincomércio.
Natal Vermelho
Pensando na realidade de milhares de famílias que estão em situação de vulnerabilidade social e buscando promover um natal mais humano para elas, a Associação dos Colorados de Passo Fundo realiza, em parceria com a Cáritas Arquidiocesana, a campanha de arrecadação e doação de alimentos “Natal Vermelho”. Este ano, a coleta arrecadou cerca de 20 toneladas de alimentos. A Cáritas participa da campanha através da organização da distribuição dos donativos, que desta vez serão destinados através das 13 paróquias do município para as famílias em vulnerabilidade social de cada comunidade, priorizando as que participam dos grupos; para as quatro associações de recicladores do Projeto Transformação; para o Projeto Transformação em Arte; o Projeto Sementes do Jardim; para o Abrigo São José, da Fundação Lucas Araújo; o Abrigo Nossa Senhora da Luz; a Leão XIII; a Associação Educativa Agostini e a ONG Agentes do Amor do Divino.
Foto fontes natal
Pardais
A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RS) conseguiu liberar o processo licitatório para contratação do serviço de controladores eletrônicos de velocidade (pardais), junto à 22ª Câmara Civel do Tribunal de Justiça do Estado. A Justiça acatou todos os argumentos da PGE, entre eles que o procedimento administrativo estava dentro da legalidade e que os controladores podem contribuir para a redução das mortes no trânsito. O serviço a ser contratado vai atender todas as rodovias estaduais.
Seguro
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) informa que o valor do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre(DPVAT) já está disponível para pagamento na rede bancária. A partir de agora, o motorista poderá fazer todos os pagamentos relativos ao IPVA 2014 em uma só operação para quitar imposto, seguro e eventuais multas. Para tanto, o contribuinte deve se dirigir à agência bancária, com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), informar sua placa e seu código Renavam. A opção mais fácil de recolhimento é utilizando as opções de home banking. Os valores das obrigações podem ser consultados no site da Sefaz, na opção "Consulta IPVA 2014"; ou no site do DETRAN/Veículos/Antecipação de IPVA.
Esforço fiscal
A meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) para o próximo ano será maior que a estipulada no Orçamento Geral da União, aprovado na madrugada de ontem pelo Congresso Nacional. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o governo está empenhado em aumentar o esforço fiscal no próximo ano, mas não adiantou números. “A meta de 1,1% [para o Governo Central, que inclui Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central] seria o mínimo a cumprir.”, disse o ministro, em encontro de fim de ano com jornalistas. Segundo Mantega, esse esforço mínimo só será atingido se o governo precisar usar totalmente o mecanismo que permite abater quase R$ 60 bilhões da meta original.