Sinal vermelho
O Jornal O Nacional trouxe para seus leitores, no final de semana, dois dados estatísticos preocupantes e que, lamentavelmente, foram comprovados na madrugada desta segunda-feira. O número de jovens envolvidos em crimes ou vítimas de violência é cada vez maior e a motivação não é mais uma simples desculpa. A reportagem assinadapelos jornalistas Gerson Urguim e Clarissa Battistella mostram que cada vez mais, jovens se envolvem com o mundo do crime por motivação fútil e não mais exclusivamente por drogas como era até bem pouco tempo. A outra reportagem,assinada pela jornalista Daniela Wiethölter Lopes revela números oficiais do IBGE sobre estatísticas do registro civil: das 320 mortes violentas (inclui-se todas as situações) 22% delas envolvem jovens de 15 a 24 anos.
Discussão
O envolvimento de quatro jovens entre 15 e 29 anos na morte violenta de Tânia Mara Barreto, 62 anos, na madrugada desta segunda-feira só corrobora os dados apresentados nas matérias de ON. Ao mesmo tempo oportuniza que autoridades, políticos e especialistas tratem esta situação como um problema gravíssimo. O que está acontecendo com esta juventude? Que fenômeno é este que leva jovens de 15 a 25 anos a roubar por roubar, a tirar a vida de outras pessoas com frieza pela simples aventura ou até mesmo para usar drogas? Não podemos ficar calados e nem passivos diante da realidade. Cabe uma discussão profunda e uma mudança de postura de todos a começar pela família, de onde deve sair a base do cidadão para a sociedade. É hora de envolvimento.
Votação
Depois de levar um baile da oposição na Câmara, o Executivo obteve vitória na sessão extraordinária de domingo e aprovou, com folga, o projeto que extingue os cargos de vigilantes e serventes. O objetivo é reduzir o comprometimento com a folha de pagamento, cujos índices já foram apontados pelo Tribunal de Contas. Os vereadores Alberi Grando e Márcio Patussi, PDT, votaram contra o projeto, mesmo não tendo participado do processo de obstrução da votação protagonizada pelo PT com apoio do líder da bancada trabalhista vereador Sidnei Ávila.
Radiante
O deputado federal Beto Albuquerque, PSB, participou de uma extensa agenda em Passo Fundo entre sexta-feira (20) e sábado (21). Estava radiante porque viu concretizado nas emendas parlamentares do orçamento da União para o município alguns projetos para a cidade. O mais importante: a Praça Marechal Floriano. A revitalização ficou linda e o sentimento de apropriação da praça pelos cidadãos chega a emocionar. A obra foi viabilizada por determinação do prefeito Luciano Azevedo e sua equipe, através da reformulação do projeto.
Reabasteça-se
Em meio a tantas notícias ruins, percebemos que o mundo não está perdido porque há uma multidão maior de seres preocupados com outros seres. O final de ano é espetacular por isso. Milhares de pessoas se mobilizam para tornar o Natal de pessoas carentes um pouco melhor. Esta solidariedade como a do Seu Chicão, da Dona Heloisa Almeida, dos padrinhos do Natal dos Correios e de outros tantos anônimos é que nos dá forças para seguir adiante e acreditar num futuro melhor, de paz, amor e esperança. E, acreditando na superação do ser humano que ON presenteia nossos leitores com outra reportagem mostrando que é possível superar qualquer dificuldade quando se quer viver. Confira a entrevista nas páginas 14 e 15. Reabasteça-se de ânimo, um Feliz Natal a todos e até a próxima semana.