Implantar o Plano Municipal da Mata Atlântica, e a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Comvida), são duas ações prioritárias para o Fórum local da Agenda 21, no próximo ano. Criada oficialmente em 2006, através de um decreto municipal, a entidade inicia 2014 sob a coordenação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Comitê de Bacias Hidrográficas.
Ontem à tarde, os operadores da Agenda em Passo Fundo apresentaram um balanço das atividades realizadas em 2013. Entre os destaques, esteve a programação referente ao Dia Mundial da Água, comemorado no mês de março. Pelo segundo ano consecutivo, estudantes, representantes de diversas entidades, e a comunidade em geral, participaram do abraço simbólico ao rio Passo Fundo. Uma maneira de chamar a atenção sobre as condições atuais do rio.
Os espaços públicos também estiveram na pauta do Fórum. Durante a Semana do Meio Ambiente, no mês de junho, aproximadamente 1,5 mil pessoas realizaram uma caminhada da Praça Antonino Xavier e Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade, até o Parque da Gare. No local aconteceram apresentações artísticas, exposição de cartazes e também um abraço simbólico ao Parque.
O Fórum acompanhou e participou ativamente de diversas reuniões, assembleias, audiências públicas, conferências, debates e seminários entre eles, o Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos, apontado como outro grande desafio para 2014 e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. A entidade organizou as conferências municipais da Cidade, do Meio Ambiente, e Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Assim como a 13ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Economia Solidária (Fresol). Realizada em novembro, a edição deste ano contou teve a participação de 120 expositores. “Pelo terceiro mandato consecutivo, o executivo renovou o convênio com o Fórum da Agenda 21 Passo Fundo.
Recebemos do Executivo Municipal a posição de que será internalizado junto ao seus Planos de Governo, propostas do Plano de Trabalho de 2014, construído e proposto pelo Fórum Local da Agenda 21. O que ratifica sua posição também ao indicar a renovação do Convênio para a Execução das Ações propostas no Plano de Trabalho de 2014 da Agenda 21 Local” afirma Carlos Eduardo Sander, um dos operadores da Agenda, juntamente com Ademar Marques e Fernanda Brasil. Ele destacou ainda, o apoio e o compromisso assumido pela Câmara de Vereadores com a pauta ambiental.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já