Cecy nas águas do rio Uruguai

Na sétima fase do projeto Navegar Rio Passo Fundo, da nascente ao mar, um equipe formada por seis integrantes, deve percorrer aproximadamente 40 quilômetros

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Neste final de semana, o veleiro sustentável Cecy vai navegar pela primeira vez nas águas do rio Uruguai. Na sétima fase do projeto Navegar Rio Passo Fundo, da nascente ao mar, um equipe formada por seis integrantes, deve percorrer aproximadamente 40 quilômetros entre a cidade de Nonoai até a localidade de Foz de Chapecó, ainda em território gaúcho. A saída está prevista para as 5h, de domingo.

Para realizar as etapas finais do projeto, iniciado em 21 de novembro, através de uma parceria da Escola Cecy Leite Costa e Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (GESP), foram construídos dois veleiros. O segundo deles, com as mesmas medidas do Cecy, está em fase de acabamento. “No lugar das garrafas pet, usamos isopor. Ao contrário do primeiro, este foi todo revestido com resina e fibra” explica o professor Antônio Carlos Rodrigues, responsável pelas construções das duas embarcações.

Pelo projeto, serão realizadas ainda outras duas etapas. A próxima será até o salto de Yucumã, na divisa entre Rio Grande do Sul e Argentina. O destino final será Montevidéu, com chegada prevista para a metade do mês de janeiro.

Nas cinco primeiras fases, os grupos percorreram toda a extensão do rio Passo Fundo, desde suas nascentes, em Povinho Velho, passando por toda a área urbana. A cada etapa, foram coletadas amostras da água para análise. 

Gostou? Compartilhe