Codepas assume transbordo e destinação do lixo a partir de 2 de janeiro

Contrato emergencial tem vigência de seis meses e poderá ser prorrogado. Reuse Brasil era a empresa responsável pelo serviço

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir de 2 de janeiro de 2014, a Codepas assumirá os serviços de transbordo e destino final do lixo em Passo Fundo. A assinatura do contrato entre a Prefeitura e a empresa pública deve acontecer na próxima semana. O contrato emergencial tem vigência de seis meses e poderá ser prorrogado. Conforme o presidente Tadeu Karczeski ,a Codepas tem um plano ambicioso que prevê ainda a reutilização dos resíduos orgânicos produzidos em Passo Fundo e ampliação da porcentagem de resíduos destinados a reciclagem.

Karczeski destaca que a proposta apresentada pela Codepas é de, inicialmente, realizar o serviço que já era executado pela Reuse Brasil e ampliar a porcentagem de material reciclado. Além disso, prevê, num prazo de 90 dias, a elaboração de um estudo para reaproveitamento do lixo orgânico que representa cerca de 50% do volume total recolhido diariamente que é em média de 130 toneladas. Os resíduos orgânicos devem ser reaproveitados para compostagem e produção de adubo. A medida ainda ajudará a reduzir os custos do município com o transporte do lixo não reaproveitado para aterros sanitários em outros municípios.

Atualmente, apenas entre 60 e 100 toneladas de lixo são recicladas por mês o que, segundo Karczeski, representa um volume muito baixo tendo em vista o total recolhido diariamente. O objetivo é, em curto prazo, reciclar pelo menos 10% do que é recolhido diariamente. Para isso, os investimentos em galpões e equipamentos devem chegar a R$ 1,5 milhão. Além da expectativa de aumentar o número de trabalhadores, o presidente da Codepas salienta que será dado todo apoio para que as cooperativas de recicladores continuem realizando suas atividades.

Edital cancelado
No mês de dezembro o edital de concorrência pública 05/2013 que tinha como objetivo receber propostas de empresas interessadas na prestação de serviços de transbordo, transporte e destinação final dos resíduos domiciliares de Passo Fundo foi cancelado. O edital previa ainda o fornecimento dos materiais e da mão de obra. O cancelamento ocorreu devido a impugnação de uma empresa que contestou o termo de referência.

Reuse Brasil
A atual prestadora do serviço, a Reuse Brasil, operará até o dia 31 de dezembro. A empresa, contratada pela prefeitura, realizou serviço no local desde junho de 2012 e foi responsável pela instalação de equipamentos que auxiliam na reciclagem dos resíduos sólidos pela cooperativa de recicladores da Recibela, além de destinar adequadamente o rejeito que não é reciclável durante o período vigente do contrato. De acordo com nota oficial, a empresa, que é passo-fundense, segue com outros projetos na área de reciclagem de resíduos sólidos urbanos e deve trazer novidades para o ano de 2014 com a implantação de sistemas completos de reciclagem em outras cidades do Brasil.

Gostou? Compartilhe