O Banco de Tecidos Musculoesquelético (BTME) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo é o único na região sul do país. Considerado modelo, o banco cumpre todas normas de vigilância estabelecidas pela ANVISA. Buscando aprimorar ainda mais esse trabalho, os profissionais do BTME, da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, Organização por Procura de Órgãos (OPO-4) e da Gerência de Risco do HSVP participaram em dezembro do 1° Congresso do Sistema Brasileiro de Transplantes e 1° Fórum de Biovigilância, realizado em Brasília.
O ortopedista responsável pelo BTME, Dr. Francisco Neto ressaltou que o congresso foi importante para a atualização de conhecimento e discussão sobre normas nacionais e internacionais. “Visualizar em nível nacional e mundial a captação de órgãos e tecidos foi muito importante, pois acrescentamos os conhecimentos no dia a dia, buscando sempre a excelência no que se refere a doação, captação e transplante de órgãos e tecidos”, afirmou o especialista, enfatizando o trabalho da equipe multiprofissional e da estrutura do banco de tecidos.
De janeiro a novembro de 2013, o BTME do HSVP teve 35 doadores de tecidos musculoesqueléticos, sendo que 65 pacientes realizaram o transplante no HSVP e outros 601 em outras instituições.