Segue
A vida segue o seu rumo e devemos respeitar os desígnios de deus. Não é fácil, mas lamentavelmente quando nascemos à única coisa certa é a morte. Por isto que devemos aproveitar o hoje como se não tivéssemos o amanhã, não deixando de curtir, e valorizar aqueles que amamos. Como disse o Papa Francisco em sua posse “viver melhor e viver com menos”.
Valmor
A partida de Valmor Valendorf surpreendeu todos, pois além de ter apenas 56 anos o amigo era uma figura especial. Especial para sua família, vizinhos, colegas e principalmente para seus amigos. Por 23 anos trabalhou na prefeitura de Passo Fundo e nos últimos dez anos estava no comando da capela no cemitério dos Ribeiros. O filho da dona Ana, esposa da Marli, pais de seus filhos e atualmente com grande orgulho o avô do Leozinho e da Alice.
Valmor II
Partiu e já deixa saudades, mas também muitos causos para os amigos contarem. Era um homem alegre e diferente. Não tinha medo de nada e na sua vida foi intenso na defesa do que acreditava. No trabalho nunca deixou de fazer o serviços e atender as famílias por não receber horas extras. Fazia porque sempre acreditou que um homem vale pelo que defende e pelo que faz. Parta em paz amigo e algum dia nos encontraremos e haveremos de continuar os nossos papos alegre dos domingos na área de sua casa.
Mudanças
Quem vive acompanha e de certa forma é atropelado pelas mudanças. Ano após ano. Décadas após décadas as coisas mudam e os avanços chegam. São avanços tecnológicos e avanços nas leis. Sei que poderei ser mal interpretado e até mesmo atacado por aqueles que não admitem a diversidade e são contrários aos bons debates, mas faz parte. O sistema faliu meus amigos e aquilo que achávamos que era errado ao passar o tempo não estava tão errado assim.
Mudanças II
Isto mesmo, pois hoje e principalmente depois da constituição de 1988 as leis são cada vez mais modernas e estamos como alguns gostam de dizer com legislação de primeiro mundo. Mas perguntamos se as relações humanas melhoram mesmo depois destas modernidades? Temos que fazer este debate e ver como nossa sociedade vive nos dias de hoje e se de fato esta é a sociedade que queremos.
Desapego
São pais que não querem educar seus filhos e terceirizam para a internet, televisão e até mesmo para as escolas a responsabilidade de preparar as crianças e adolescentes para o futuro. Jovens sem limites e noção de responsabilidades e que quando adultos se frustram com as cobranças da sociedade e do mercado de trabalho.
Desapego II
Filhos que não querem cuidar de seus pais e fogem de suas responsabilidades colocando os idosos em situações de abandono e sofrimento. Bom era o tempo que os pais cuidavam de seus pais e estes cuidavam de seus filhos.
Desapego III
Profissionais que lamentavelmente fogem de suas responsabilidades e protegidos por leis e mais leis acabam por sob carregar as tarefas de seus colegas. Médicos que assinam atestados falsos e com isto legalizam os atos irresponsáveis de seus pacientes. Políticos corruptos que são protegidos pelas leis que eles mesmos aprovaram e de forma legal são eleitos pelo povo.
Desapego IV
Isto é desapego dos valores antigos que poderiam não ser tão perfeitos assim, mas funcionavam quando nos ensinavam a respeitar os pais, professores e os mais velhos. Quando as famílias assumiam suas responsabilidades e com isto tínhamos menos drogados, menos jovens envolvidos em crimes e mais estudantes. Nosso sistema faliu e esta mais do que na hora de discutirmos e optarmos por leis que garantam os direitos, mas que cobrem os deveres.
2014
Por fim quero desejar um feliz 2014 com muita paz, alegria e saúde. Quero de coração agradecer os amigos pela parceria e que possamos renovar nossos sonhos e projetos para o próximo ano. Que o ano que se aproxima seja o ano da família e dos