A Vila União vem desde 2009 reivindicando a construção do novo prédio para a UBS da lava pés. Em 2009 um grupo de lideranças e mais a equipe do ambulatório pediu ao deputado Beto Albuquerque a liberação de uma emenda no orçamento da União, o que acabou acontecendo. No entanto, o projeto não saiu do papel, segundo informa o presidente da associação de moradores Gorete Vieira.
Em 2013 houve várias reuniões com a Secretaria de Saúde e o processo foi agilizado com novo projeto e escolha do terreno ao lado da escola de ensino infantil amizade. O prefeito Luciano Azevedo realizou, a pedido da Associação uma assembleia com os moradores que escolheram o terreno e renovaram o pedido para um novo prédio. O Secretário de Saúde Luiz Arthur Rosa Filho diz que depois das tratativas com a comunidade e a adequação do projeto ao novo terreno agora a parte burocrática vai ser encaminhada. Ele informa que segundo acerto com o Ministério da Saúde o processo de edital e licitação deverá estar pronto até dia 14 de março de 2014.
Gorete destaca que este é um pedido antigo da comunidade uma vez que atualmente a UBS atende mais de 8.000 famílias e o prédio foi construído na década de 1970. “Nossa comunidade cresceu muito e precisamos de um novo prédio e ampliação da equipe”, defende a líder comunitária.