Oração
A tarefa de informar nem sempre nos gratifica, especialmente quando a notícia é amarga e aperta o coração. Nosso queridíssimo Pe. Alcides Guareschi encontra-se internado na CTI Central do Hospital São Vicente de Paulo, há cerca de uma semana. Está em coma e seu estado é gravíssimo. Vinha lutando com todas as forças contra o Alzheimer, mas acabou sendo internado por um aneurisma. Enquanto pode, tinha como meta não deixar a mente parada. Exercitava escrevendo artigos que foram publicados por ON e também preparava memórias das experiências da sua vida altamente produtiva. Neste momento, nos cabe orar por Pe. Alcides. Façamos uma fraterna corrente de pensamentos positivos como forma de lhe agradecer por tudo o que fez e representou para a comunidade passo-fundense.
Desafio
Quero crer que o município possa fazer uma boa gestão no processo de transbordo e destinação final do lixo no aterro sanitário de Passo Fundo, responsabilidade repassada em contrato emergencial para a Codepas e que passou a valer desde ontem. A não renovação do contrato com a Reuse se deu pelo valor e não pelo processo implantado no local desde o ano passado e que mudou a cara do aterro. A tarefa não será fácil e exigirá habilidade do presidente Tadeu Karczeski.
Na presidência
O jornalista de vereador de Marau Iura Kurtz, PMDB, assumiu ontem a presidência da Câmara de Vereadores daquele município. Um desafio a mais na carreira política do jovem vereador que foi o segundo mais votado na eleição passada. Foi eleito por um ano, graças a um acordo entre PMDB, PT e PSB. Juntos, os três partidos detém a maioria de seis votos. O PP, partido do prefeito Josué Longo, tem três vereadores. Iura promete assegurar a independência do Poder Legislativo.
Diárias I
O presidente da Câmara de Passo Fundo, Márcio Tassi, PTB, encerra o primeiro ano de gestão à frente da Mesa Diretora com praticamente 100% das metas cumpridas e que foram impostas por ele mesmo no início do mandato. O desafio de economizar numa legislatura com mais vereadores foi árduo, mas positivo. Tassi, que não gosta de se vangloriar disso, também é o vereador que menos utilizou diárias durante os quatro mandatos.
Diárias II
Esta foi uma decisão pessoal, adotada por ele desde a primeira eleição, há 13 anos. “Não tenho nada contra a utilização de diárias, que são legais e podem ser requeridas pelos vereadores. Apenas faço uso quando represento a Câmara em evento oficial e fora do município. Em outras ocasiões, faço questão de arcar com as despesas do próprio bolso”, explicou.
Prestação de Esclarecimentos
A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, será intimada a comparecer em Passo Fundo em fevereiro de 2014, para prestar esclarecimentos à CPI da Telefonia e Internet, da Câmara de Vereadores de Passo Fundo. A decisão foi tomada durante a última reunião do ano da Comissão Parlamentar de Inquérito, realizada na manhã desta terça-feira (17/12). Conforme o presidente da CPI, vereador Patric Cavalcanti (DEM), a Anatel será chamada para que faça fiscalização in loco sobre a atuação das empresas de telefonia e internet.