A partir do anúncio do Ministério da Saúde acerca da inclusão da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) no calendário vacinal brasileiro, a Secretaria Municipal de Saúde,juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação e a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde – além do apoio de escolas privadas da cidade –, iniciou o planejamento da campanha de vacinação para o mês de março.
A estimativa é vacinar mais de 5000 meninas de 11 a 13 anos que residem em Passo Fundo. O esquema vacinal é composto por três doses. “Esta vacinação procura minimizar a possibilidade de contaminação pelo vírus que pode levar as mulheres a terem Câncer de Colo Uterino. Ou seja, é uma ação de promoção da saúde que beneficiará a futura mulher por toda a vida, evitando um dos cânceres mais frequentes na população feminina”, explicou o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho.
Na oportunidade, também será distribuída a Caderneta do Adolescente para as meninas vacinadas. Paralelamente à vacinação, serão fornecidas outras informações sobre o desenvolvimento corporal e psicológico das adolescentes pelo Programa de Saúde do Adolescente, uma ação desencadeada pelos Núcleos de Atenção Básica e Vigilância em Saúde.
Meninas de 11 a 13 anos vão receber vacina do HPV
· 1 min de leitura