O presidente da Associação de Moradores da Vila Nova, Antônio Pereira, lamenta a não liberação da verba da UBS daquela comunidade. Segundo ele, houve uma mobilização da população na votação da consulta popular em 2010 e até agora o Estado não efetiva a liberação de R$ 450.000,00 do orçamento da saúde.
Antônio informa que os dois ambulatórios da região funcionam de forma precária, em desacordo com as normas da vigilância sanitária e mesmo assim as autoridades não se sensibilizam. A associação foi até Porto Alegre e se reuniu com o ex-secretário estadual de saúde Ciro Simoni que prometeu a liberação em setembro passado, mas não se efetivou.
O receio do líder comunitário é que a verba acabe sendo perdida depois da votação da população e a promessa das autoridades. Segundo o Secretário municipal de saúde, Luiz Arthur Rosa Filhos os trâmites legais foram feitos pelo município e coordenadoria de saúde, sendo necessária agora a liberação da verba para a efetiva licitação da obra. Antônio Pereira diz que caso não se efetive a liberação em janeiro fará mais uma viagem para Porto Alegre para cobrar do estado o cumprimento da consulta popular, pois vai para três anos que a população definiu esta prioridade.