Aproveite as férias e doe sangue

Baixa no número de doadores chega a 50% no período de férias. Estoques ainda estão bons, mas precisam ser mantidos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a chegada do período de férias, as doações de sangue no Hemopasso diminuem em até 50%. Neste período são comuns aumentos das demandas, principalmente em função de acidentes. Para manter os estoques nos níveis atuais, o Hemopasso precisa contar com a colaboração dos doadores para que mantenham as doações e com isso não haja falta de componentes para quem necessita.

Conforme o coordenador do Hemopasso Jaderson Pires os estoques ainda estão bons, embora não estejam com o volume ideal. “O estoque não está no nível ideal porque não nos permite ter um aumento de demanda”, esclarece. Neste período a média diária de doadores varia entre 20 e 25 pessoas. Em períodos normais, o número de pessoas que busca o Hemopasso para doar fica entre 30 e 40 pessoas por dia. “Chegamos a ter uma diminuição de 50%”, avalia.

Nos períodos de feriados e festas é comum haver uma diminuição nas doações, paralelo a um aumento de demanda. “É importante que as pessoas continuem doando porque muita gente que precisa”, reforça.

Componentes
Do sangue coletado são extraídos basicamente três componentes: o plasma, as plaquetas e as hemácias, que são utilizados para fins diversos. As hemácias podem ser utilizadas no período de 35 dias e o plasma em até dois anos, no entanto as plaquetas duram apenas cinco dias e depois desse período precisam ser descartadas. Essa divisão permite que mais de uma pessoa possa ser beneficiada com apenas uma doação. O sangue coletado no Hemopasso e os componentes são distribuídos tanto para os hospitais de Passo Fundo, quanto para hospitais da região.

Para doar
Para ser doador é preciso ter idade entre 16 e 67 anos e peso acima de 50 quilos, no entanto os menores de idade precisam de autorização de responsável. Além disso, quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, quem usa droga ou teve relacionamento sexual com vários parceiros no último ano não podem doar. Antes da doação a pessoa deve dormir por pelo menos seis horas, não ingerir bebida alcoolica por pelo menos 12 horas e não ter fumado por pelo menos duas horas e deve estar alimentada.

A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe