Com 16 escolas de ensino médio em funcionamento e atendendo em torno de 8 mil alunos, a Rede Estadual de Educação tem enfrentado todos os anos a mesma reclamação, que através da central de matrículas os alunos são colocados em educandários distantes de suas comunidades. O jovem D.M. de 16 anos reside na Vila Vera Cruz e se formou no ensino fundamental na Escola Estadual Ernesto Tochetto, distante 10 quadras de sua casa, mas recebeu a notícia pelo sistema da Internet que deverá cursar o ensino médio na Escola Estadual Cecy leite Costa, distante de sua casa 20 Km.
No Jaboticabal a reclamação não é diferente e os alunos foram colocados no Cecy que além de ser distante em torno de 20 Km ainda não tem linha de ônibus. A aluna Sônia Brande que estudou na escola municipal da Santa Marta também foi colocada pela central de matrícula no Cecy e reclama pela distância e falta de coletivo urbano.
A Coordenadora Marlene Silvestrin garante que nenhum aluno ficará sem escola, mas afirma que no ensino médio não há zoneamento como no fundamental e desta forma esta colocação feita pela central é normal. Ela ainda destaca que muitos alunos que ficam distantes de suas comunidades não colocam a escola próxima de suas casas como prioridade número um e desta forma ocorre este deslocamento.
Para dar como exemplo informa que há vagas no Mário Quintana na Cohab I, próximo ao Jaboticabal e Nossa Senhora Aparecida. Na Vera Cruz tem o Ernesto Tochetto e mesmo assim os alunos optaram por primeira prioridade as escolas do centro, EENAV, Protásio Alves ou Fagundes dos Reis. A Coordenadora diz que no Cecy Leite Costa hoje tem 43 turmas de ensino médio e se precisar será possível abrir mais, devido o espaço e estrutura.
Para ela, é possível se fazer ajustes necessários pelos critérios de transportes ou questões pontuais, mas reforça a importância de que todos tenham a garantia da vaga. Até sexta-feira, dia 10 de janeiro estarão abertas inscrições para os 1° anos do ensino médio e fundamental aos alunos que não fizeram na primeira oportunidade e transferência do 2° ao 8° do ensino fundamental.