A doação de sangue é um gesto de solidariedade que salva muitas vidas. Durante o ano, milhares de pacientes precisam de hemocomponentes, que não podem ser fabricados e nem comprados, dependendo do voluntariado de todos. No Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, em 2013, o ato de doação se repetiu 15.627 vezes, permitindo que não faltasse sangue para nenhum paciente durante o ano. A hemoterapeuta Dr. Cristiane Araújo, responsável técnica da Hemoterapia, ressalta que diversas campanhas e ações foram realizadas durante o ano, buscando incentivar, conscientizar e fidelizar doadores. “Escolhemos como tema de doação permanente o título, “Doação de Sangue: Plante esta ideia”, visando correlacionar aspectos ecológicos com o ato da doação. Ainda, com a abordagem da reciclagem de PET, conseguimos ampliar o “Projeto Pílula da Vida” para todos os postos do hospital, fortalecendo a ponte de comunicação entre doadores e pacientes”.
A necessidade do sangue é permanente, por isso as campanhas de 2014 já iniciaram. Após um ano plantando a ideia da doação de sangue, neste ano, o Serviço de Hemoterapia do HSVP trabalhará simbolicamente com as flores e os frutos. As ações de incentivo serão intensificadas buscando sempre mais voluntários para essa corrente. “O ano de 2013 foi muito importante pois, trabalhamos de forma humanizada, sensibilizando a captação de doadores de sangue. Esperamos que em 2014 possamos colher muitos frutos, trabalhando de forma especial com nossos doadores, buscando torná-los fidelizados” destaca Cristiane.
Uma das atividades de incentivo a doação já está em prática. Aproveite suas férias e Doe Sangue, é o convite feito pelo Serviço de Hemoterapia do HSVP. Nos meses de janeiro e fevereiro o número de doadores diminui, porém os pacientes continuam precisando do sangue. A ideia é que a doação seja feita antes das viagens ou aproveitando o tempo livre. O Serviço de Hemoterapia atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e nos sábados das 8h às 12h com agendamento. Para realizar a doação é necessário um documento original com foto, ter entre 18 e 69 anos, pesar acima de 50 kg e sentir-se bem de saúde. Mais informações pelo fone (54) 3316 4087. Aproveite suas férias e venha fazer parte desta corrente de solidariedade!