Cotrijal disponibiliza duas datas para entrega de embalagens de agrotóxicos

Recebimento nas unidades está sendo feito na primeira e na terceira segunda-feira do mês

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os produtores rurais ligados a Cotrijal tem a partir deste mês duas datas mensais para entregarem as embalagens vazias de agrotóxicos. O pedido foi feito pelos associados durante as reuniões do Projeto Participação em Família 2013. O recebimento nas unidades está sendo feito na primeira e na terceira segunda-feira do mês. As datas também estão destacadas no calendário anual de parede distribuído pela cooperativa ao quadro social.

A Cotrijal desenvolve o programa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos desde 2002, visando atender a legislação e também contribuir para a diminuição do impacto desses materiais sobre o meio ambiente. Há postos de coleta instalados nas unidades de Não-Me-Toque, Victor Graeff, Colorado, Vista Alegre, Carazinho, Tio Hugo, Igrejinha, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antônio do Planalto, Saldanha Marinho, Lagoa dos Três Cantos e Nicolau Vergueiro. Os produtores de Passo Fundo e Mato Castelhano, pela proximidade com a Central de Recebimento de Embalagens (Cinbalagens) da região, fazem a entrega diretamente nessa central, em Passo Fundo.

A bióloga da Cotrijal, Deisi Sebastiani Nicolao, destaca que em 2013 a cooperativa recebeu mais de 109 mil embalagens vazias de agrotóxico, o que demonstra o comprometimento do produtor com o programa e o meio ambiente. "Oferecemos ampla estrutura de recebimento dessas embalagens justamente para facilitar a vida do produtor, que a partir da compra tem prazo de um ano para devolvê-las", comenta.

Ela lembra que é importante fazer a tríplice lavagem das embalagens que permitem esse procedimento, visando melhor aproveitamento dos defensivos e também a destinação adequada. Hoje, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado são as do tipo lavável e podem ser recicladas, desde que corretamente limpas no momento de uso do produto no campo. Os 5% restantes são representados pelas embalagens não laváveis, que devem ser incineradas. As embalagens contaminadas por não terem sido lavadas adequadamente também são incineradas.

Cronograma da devolução em 2014

Em 2014 foram disponibilizadas as seguintes datas para devolução das embalagens vazias de agrotóxicos:

Janeiro – próxima no dia 20
Fevereiro - dias 3 e 17
Março - dias 3 e 17
Abril - dias 7 e 22 (terça-feira em função do feriado de 21 de abril)
Maio - dias 5 e 19
Junho - dias 2 e 16
Julho - dias 7 e 21
Agosto - dias 4 e 18
Setembro - dias 1º e 15
Outubro - dias 6 e 20
Novembro - dias 3 e 17
Dezembro - dias 1º e 15

Gostou? Compartilhe