O edital de licitação do trecho de duplicação da ERS 324, entre Passo Fundo e Marau, está na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE) para aprovação. Conforme informações do Daer, essa é a última etapa antes da publicação do edital. A Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) informou que a avaliação da CAGE costuma demorar entre uma e duas semanas. No ano passado, o projeto do primeiro lote de duplicação, que já estava em processo de licitação na Central de Licitações do Estado (Celic), foi devolvido para o Daer para revisão de orçamento. O edital está na CAGE desde segunda-feira (06). De acordo com a Seinfra, após a aprovação do edital de licitação, o processo retornará novamente para a Celic que deverá autorizar a publicação.
Após a publicação do edital, as empresas interessadas em executar as obras deverão comprovar sua qualificação técnica que comprova a capacidade de concorrer no processo de licitação. O segundo passo é a entrega das propostas das empresas. Depois de conhecida a vencedora, ainda há o prazo para recurso, caso alguma empresa se sinta prejudicada. A Seinfra garantiu que esta obra está entre as prioridades do Governo do Estado.
Ao todo, a duplicação da rodovia está divida em três lotes. O primeiro, que está esperando a avaliação da CAGE, compreende o trecho entre Passo Fundo a São Luiz da Mortandade. São 19,6 quilômetros e o investimento é de R$ 110 milhões. O lote II corresponde ao contorno de Marau e o lote III compreende o trecho entre Marau e Casca. Estes últimos dois lotes estão em desenvolvimento de projeto.