Integrantes do PAC tem acesso preferencial a cursos profissionalizantes

Semcas organiza pelos Cras palestra sobre leis trabalhista e previdenciária

Por
· 2 min de leitura
Beneficiários do Bolsa Família também podem se profissionalizarBeneficiários do Bolsa Família também podem se profissionalizar
Beneficiários do Bolsa Família também podem se profissionalizar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em parceria com o Leão XIII a Semcas oferece 140 vagas nos 24 cursos profissionalizantes neste primeiro semestre e mais 140 no segundo semestre, totalizando 70 vagas por Cras e uma soma de 280 oportunidades no decorrer de 2014. De forma preferencial estas vagas serão disponibilizadas para os integrantes do PAC – Programa Apoiar e Comprometer, que tem como objetivo qualificar e profissionalizar as pessoas em vulnerabilidade social e ainda beneficiários do bolsa família. 

Além das vagas de cursos ministrados por seis meses nas dependências do Leão XIII, a Semcas oferece as pessoas devidamente cadastradas no CadÚnico oficinas nos bairros e vilas. Importante que os interessados procurem informações nos Cras e que os participantes do PAC garantam suas vagas, pois estes cursos proporcionam certificado técnico. A coordenadora da assistência básica da Semcas, Carine Silveira dos Santos, destaca a importância da parceria com o Leão XIII e também das oficinas nos Cras, pois além de cumprir a lei municipal 5.009/2013 é proporcionado a profissionalização para acesso no mercado de trabalho.

Trabalho formal
A Semcas também fará em janeiro o encontro com os integrantes do PAC levando informações sobre vagas de emprego no Sine e nos recursos humanos de empresas que estão precisando de funcionários e desta forma garantindo atividade profissional remunerada e com as devidas garantias dos direitos trabalhistas. Somente em janeiro foram desligadas cinco pessoas do programa e inseridas no mercado de trabalho e a Coordenadoria de assistência básica quer ampliar este número nos próximos meses.  Como o PAC é apenas um programa, não tem garantido os direitos trabalhistas e desta forma legalmente o cidadão pode participar em um ano, prorrogável por mais um ano e neste período deve participar de cursos profissionalizantes de estar matriculado nas escolas para conclusão de seus estudos. 

Pronate
A Semcas ainda avisa das inscrições que devem ser feitas para os cursos do Pronatec oferecidos pelo Senac, Senai e Sest Senat. As inscrições podem ser feitas na UP – Universidade popular junto a SME – Secretaria Municipal de Educação ou ainda na sede dos cursos profissionalizantes no antigo quartel. Informações pelo fone 3312-3070 (Semcas), 3316-7210 e 3312-5203 (SME) e ainda nos Cras 01 – Bairro São José no fone 3314-5899, Cras 02 – Bairro Vera Cruz no fone 3312-8600, Cras 03 – Bairro Planaltina no fone 3312-0043 e Cras 04 – Bairro Integração no fone 3312-6971. Na Semcas os interessados podem obter informações no setor de coordenação do PAC que funciona das 12h30 às 18h30.

Cursos
Auxiliar de recursos humanos, cabelereiro, costureiro, manicure, pedicure, modelista, montador e reparador de computador, operador de computador, vendedor, almoxarife, aplicador de revestimento cerâmico, desenhista de moda, desenhista mecânico, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador predial, pedreiro de alvenaria, soldador, torneiro mecânico, ajudante de coleta e entrega de transporte de pequenas cargas, arrumador e conferente de cargas, cobrador de ônibus coletivo urbano, frentista abastecedor, operador de empilhadeira, operador de equipamento, operador de pá carregadeira, operador de retroescavadeira, soldador e padeiro. Estes cursos estão divididos entre as vagas no Leão XIII, Pronatec e Universidade Popular e os integrantes do PAC e bolsa família podem acessar de forma preferencial.



Gostou? Compartilhe