Sensibilizando a população ribeirinha

Campanha pretende conscientizar população que reside nas margens do Rio Passo Fundo sobre a importância da preservação ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura, por meio da secretaria do Meio Ambiente e a Empresa Junior do Curso de Engenharia Ambiental da UPF – ETAMB, criaram uma campanha para conscientizar a população sobre a importância de manter limpo o Rio Passo Fundo. Por meio da educação e participação de todos os envolvidos, tanto Poder Público quanto comunidade, a campanha pretende alcançar resultados a médio e longo prazo.

De acordo com o secretário adjunto do Meio ambiente, Rubens Astolfi, o Projeto de Sensibilização Ambiental na População Residente nas Margens do Rio Passo Fundo e seus Afluentes, como é chamado, envolve diversas empresas parceiras, além dos alunos do curso de Engenharia Ambiental da Universidade de Passo Fundo (UPF). “Os colaboradores do projeto trabalham de forma voluntária, com a orientação dos técnicos da secretaria”, destacou.

A campanha funcionará de forma permanente, realizando abordagem nas residências com o objetivo de manter um diálogo de sensibilização familiar a partir da distribuição de material informativo aos moradores do entorno rio, informando a maneira correta de disposição dos resíduos e também a importância da separação e acondicionamento adequado do lixo.

No momento da visita, a equipe ressalta ainda a importância dos recursos hídricos para a sobrevivência e para a saúde pública. Serão visitados os bairros, Entre Rios, Vila Popular, Petrópolis, Victor Issler, Vila Santa Maria e José Alexandre Zachia. Conforme Rudimar Santos, um dos coordenadores da ação, nessa quinta-feira (9), foram visitadas cerca de 100 famílias. “Nas 7 áreas selecionadas, devemos atingir mais de 1000 residências”, declarou.

O secretário adjunto da SMAM, ainda frisa que as ações de limpeza e remoção de resíduos do rio continuarão acontecendo, porém, a estratégia da secretaria é a prevenção, evitando os danos causados pelos resíduos. “Com o passar do tempo, esses resíduos acabam acumulando e causam grandes prejuízos ambientais e sociais como aconteceu no passado. A estratégia é essa para que não seja necessário realizar grandes intervenções de limpeza em nossos rios”.

 

Gostou? Compartilhe