Como pode ser detectada a intolerância alimentar?
Ainda não temos formas concretas para detectar a intolerância. Todavia, pode se ir chegando ao conhecimento das causas através da análise dos sintomas. Precisamos prestar muito atenção às reações sintomáticas, visto que elas são semelhantes aos da alergia alimentar. Depois de tempo de análise, um profissional que seja especialista consegue descobrir o alimentos gerador da intolerância. A partir daí, a pessoa tira da sua alimentação o alimento causador e passa à uma alimentação saudável e leve para tornar o processo digestivo factível.
Como tratar o problema?
A forma da abordagem terapêutica é quase sempre a mesma. Considerando que o fator gerador do problema está ligado à digestão e absorção dos nutrientes alimentares pela mucosa intestinal, devemos fazer a seleção dos alimentos, estabelecendo o que é útil e inútil ao organismo. Evitar-se o uso indiscriminado de antibióticos e introduzir alimentação fibrosa para tornar a mucosa intestinal saudável. Banir os maus hábitos alimentares e introduzir bons hábitos alimentares, está é a melhor dica que podemos sugerir. Não ingerir nenhum alimento sem ler e interpretar os rótulos dos produtos alimentícios. Sugiro a ingestão de maçã, agrião, espinafre, aipo, gengibre, cenoura, limão, repolho, melão, mamão e, em jejum, suco de vegetais.
A reeducação alimentar na família é de suma importância afim de que todos se adaptem à dieta, permitindo a incorporação dos novos hábitos alimentares no corpo.
Ana Maria Bueno, nutricionista clínica / Personal Nutri, com especialização em Obesidade e Emagrecimento, Nutrição nos Ciclos da Vida e em Cirurgia Bariátrica