Colônia de férias I
A APAE de Passo Fundo oferece aos cerca de 350 usuários atividades de socialização durante a Colônia de Férias. Entre uma brincadeira e outra, ainda dá tempo para mergulhar na piscina. É neste cenário que os usuários da APAE estão se divertindo desde terça-feira (07). Entre muitos sorrisos e boas gargalhadas, eles ainda participam de uma gincana semanal, em que a proposta é estimular a convivência em grupo. A colônia de férias na APAE surgiu com o propósito de oferecer atividades diferenciadas aos usuários, para que neste período eles não fiquem ociosos, já que as pessoas com deficiência precisam de estímulos variados para desenvolver suas habilidades. A maratona de jogos e brincadeiras vai do futebol americano ao banho de mangueira.
Colônia de Férias II
Até o fim do mês de fevereiro muitas atividades diferentes estão previstas na entidade. “Temos também o “skibunda”, uma espécie de escorregador gigante, em que usamos o sabão para escorregar e vamos encerrar a colônia com o baile do Havaí”, explicou a coordenadora pedagógica Josiane Zanella. Nos meses de janeiro e fevereiro a APAE não fecha, os atendimentos específicos nas áreas da educação, saúde e assistência social continuam sendo oferecidos, só que apenas no turno da manhã.
Zoológico fechado
O Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (UPF) informa que o Zoológico está fechado para manutenção. O retorno às atividades normais ocorre no início do semestre letivo, no dia 24/02.
SISU
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou no último dia de inscrições mais de 2,3 milhões de candidatos, segundo balanço do Ministério da Educação com registros feitos até as 10h de sexta-feira (10). O prazo para que os estudantes concorram a uma vaga na educação superior pública por meio do Sisu encerrou às 23h59 do dia 10. O balanço do MEC mostra que cerca de 46% dos 5 milhões de estudantes que fizeram o Enem de 2013 já se inscreveram no Sisu. Pode concorrer às vagas do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou zero na redação. Ao se inscrever no site do Sisu, o candidato pode marcar duas opções de curso, por ordem de preferência e, até o encerramento do prazo, pode modificar essas escolhas. Na primeira edição deste ano, o sistema oferece 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. A primeira chamada será no dia 13 de janeiro.
Mandatos cassados
Um levantamento divulgado na sexta-feira (10) pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que, um ano após a posse dos prefeitos eleitos em 2012, 125 (2,2%) deles não estão mais no comando do Executivo municipal. A maior parte deles, 107, teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, número que representa 85,6% dos afastamentos. Segundo os dados da CNM, as demais causas de afastamento dos prefeitos eleitos são morte (12), motivo de saúde (2), renúncia (3), além de um que deixou o cargo por motivo não identificado no estudo. Os estados que tiveram mais trocas nas prefeituras foram São Paulo (21), Minas Gerais e Rio Grande do Sul (13, cada um) e Mato Grosso (dez). Na avaliação da confederação, o número de trocas dos eleitos em 2012 se manteve praticamente igual em relação a levantamento feito em 2011, período em que 128 prefeitos deixaram os cargos.
Inflação de 2013
A expectativa do Banco Central (BC), de que a inflação em 2013 seria menor que a de 2012, não foi alcançada. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o ano de 2013 em 5,91%, segundo informou na sexta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2012, a inflação ficou em 5,84%. Pela previsão do BC, divulgada no Relatório de Inflação em dezembro do ano passado, o IPCA ficaria em 5,8%. A inflação oficial do ano passado também ficou acima da projeção de instituições financeiras consultadas semanalmente pelo BC, que esperavam variação no índice de 5,74%. O resultado ficou acima do centro da meta de inflação (4,5%) estabelecido pelo governo e que deve ser perseguido pelo BC, mas abaixo do limite superior previsto, de 6,5%. No ano passado, como medida para tentar conter a inflação, o Comitê de Política Monetária do BC elevou a Selic em 2,75 pontos percentuais. A taxa encerrou 2013 em 10% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e assim gerar reflexos nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.