A primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M) foi realizada na tarde de ontem (9), a fim de tratar sobre a ampliação das câmeras de monitoramento no município. Durante o encontro, que contou com os integrantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, OAB Passo Fundo, Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal de Trânsito, foram discutidas formas de ampliar o número de câmeras pela cidade.
Atualmente, 28 câmeras estão em pleno funcionamento, auxiliando na identificação dos delitos que ocorrem na cidade. “As câmeras colaboram e muito na segurança pública, na identificação de suspeitos e, às vezes, inibem delitos. É mais uma ferramenta de trabalho de suporte para a segurança de Passo Fundo”, contou o secretário de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes. Para o vice-prefeito Juliano Roso, uma atenção especial será dada para a área. “A meta do governo municipal para este ano é ampliar o número de equipamentos de 28 para 56, a partir de recursos próprios e do Ministério da Justiça”, complementou.
O Major Eriberto, que responde pelo comando do 3º RPMon, ressalta a importância de ampliar o atendimento. “A tecnologia possibilita a evolução no combate ao crime, ganhamos em agilidade e otimização de tempo. As câmeras são os olhos da polícia nos mais diversos locais, possibilitando aos policiais verificar e informar”, contou o comandante. O próximo encontro acontece em março com representantes da área de Segurança Pública que compilam informações para que o planejamento dos novos pontos de vigilância possam ser determinados.