OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli - 14/01/2014

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Insegurança
Em entrevista com o Advogado e professor universitário Osmar Teixeira no canal 20 podemos abordar temas importantes como a redução da idade penal e mudanças nas leis que visem à diminuição dos crimes no país.

Insegurança II
Em Passo Fundo tivemos recentemente o assassinato de uma idosa em virtude do roubo de seu veiculo. A filha matou a mãe e deixou o corpo atirado na garagem, marido colocou soda na calcinha de sua ex-mulher e ainda assaltos violentos e muitos envolvendo jovens. Osmar Teixeira foi taxativo em dizer que apenas reduzir a idade penal em nada irá resolver a questão da insegurança e apostou como muitos apostam na educação como saída de muitos problemas de nosso Brasil.

Educação
Todos pensam que a educação falada por Osmar Teixeira aquela das escolas e ai que nos enganamos, pois o que se precisa é a educação de conceitos de certo e errado e dos limites que o ser humano deve respeitar. As escolas podem e tem feito este trabalho, mas lamentavelmente a família tem esquecido e terceirizado sua função de dizer não e dar limites aos jovens.

Educação II
Os pais querem filhos educados, mas esquecem de dizer que os mesmos não podem tudo e que o mundo não é tão benevolente como os familiares e o núcleo escolar. Dizer não implica em ter que enfrentar resistências e muitos não querem isto e desta forma consentem com os desmando de seus filhos, que hoje são crianças, amanhã adolescentes e depois adultos e ai serão profissionais e desta forma colocam em prática aquilo que aprenderam, ou não aprenderam.

Leis
Existem leis em vigor desde 1940 quando tínhamos um panorâmica diferenciada no país, segundo Osmar Teixeira que destaca a importância de revisão do código penal. Hoje temos presídios que nada colaboram com a ressocialização e desta forma se não fizermos um enfrentamento destes problemas teremos logo ali na frente sérios problemas.

Colônia de férias
Atinge seu objetivo que é o de atender filhos de pais que trabalham no mês de janeiro e que devem ao decorrer do ano quando estiverem em férias ficarem com seus filhos. Com profissionais dedicados e com atividades lúdicas estas crianças ficam em local seguro e com isto se respeita a LDB.

Colônia de féria II
As férias das equipes da EMEIS no mês de janeiro são positivas, pois ao longo do ano as direções tem mais tranquilidade de administrar os mais de 3000 alunos da rede municipal. Mudanças importantes que sofrem resistências no inicio, mas que através dos conflitos saem as melhores soluções. Projeto colônia de féria veio para ficam, assim como um olhar diferente para a educação infantil.

Cursos
Impressionante o número de vagas nos cursos profissionalizantes no Leão XIII, universidade popular e PRONATEC. Todos os cursos com horas aula que proporcionam os alunos uma alta qualificação e com isto possibilidades de inserção no mercado. Lembro-me que no passado recente tínhamos que pagar para que pudéssemos ter uma vaga em curso profissionalizante e que hoje muitos que tem direito acabam por não entender a importância da qualificação para garantia de emprego e renda.

Vagas de emprego
Hoje temos vagas de emprego em vários setores e na construção civil e área de segurança os empresários estão implorando empregados. Salários compatíveis e condições de trabalho melhoradas. Não posso dizer o mesmo em alguns frigoríficos e hotéis, onde ainda não caiu a ficha sobre a realidade atual e de algumas condições especiais de mulheres e chefes de família. Temos que discutir além de horários, folga e remuneração. Um plano de carreira seria uma boa inicio para termos mais candidatos para estas vagas em aberto no mercado.

Emergência
O pessoal reclama das emergências dos hospitais e falta de estrutura e muitas vezes tem razão, mas quero colocar aqui uma situação. Tudo equilibrado e atendimento normal e chega à emergência do HSVP três baleados e cinco envolvidos em acidente de trânsito, sendo dois destes em estado grave. Todo o planejamento da equipe cai por terra e as pessoas que estão na espera ficam sem previsão de atendimento. Todos os dias têm sido assim e os acidentes de trânsito aumentam a cada dia e na maioria das vezes por imprudência. Pessoas jovens morrendo precocemente e criando feridas intensas em suas famílias. Acendeu a luz vermelha.

 

Gostou? Compartilhe